O uso das tics no ensino de história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
1.1 APRESENTAÇÃO
Este artigo abordará a utilização da Internet, como meio de melhorar a participação dos alunos nas aulas de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Assim, se faz necessário compreender, identificar e analisar como este recurso tecnológico funciona e como permitiria melhor tanto os índices de assiduidade e de interesse, como o conhecimento histórico.
Aglobalização avança a passos longos em várias áreas do desenvolvimento humano exigindo da educação inovação, acessibilidade, interação, que podem ser produzidas através de novas tecnologias. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) são ferramentas modernas de transferência de dados e de mensagens abertas ou codificadas, através de diversos métodos eletrônicos no formato digital ouanalógico. Entre as TICs, a mais revolucionária delas, é a Internet que permite a comunicação entre computadores pessoais (PC), equipamentos como telefones, celulares, tv e até nos carros, etc. e a rede mundial, WEB. Elas estão à disposição do processo de ensino aprendizagem permitindo a construção ou desconstrução das atuais metodologias fomentando a aquisição e mediação de conhecimentoshistóricos.
O uso da Internet no ambiente educacional não é só uma questão de tecnologia, ela envolve também outros aspectos da vida escolar. A Internet permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre as pessoas, ao mesmo tempo em que possibilita testar ideias ou hipóteses que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico.
Assim, a Internet e seus ambientes gratuitos, mediados peloprofessor de História, promovem o envolvimento do aluno como sujeito ativo e construtor nas problemáticas da sociedade, possibilitando discussões e pesquisas na Rede Mundial de Computadores, no entanto, isso não se reflete na sala de aula.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) o ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental requer dos alunos o protagonismo naconstrução do saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos desenvolvendo habilidade e capacidades de questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los (BRASIL, 1998).
Ensinar História utilizando a Internet será uma revolução se houver mudanças simultâneas nos paradigmas e parâmetros educacionais. Estas mudanças já ocorrem no próprio processo de produçãoescrita de fonte histórica, que deixa de ser físico, em curto espaço e de difícil reprodução e difusão (livro) passando a ser projetada na tela digital, com extensões infinitas e imprevisíveis.
Não se pode esquecer que este meio de comunicação foi concebido para fins diferentes dos objetivos pedagógicos e por isso é imperativo que se lance sobre o mesmo um olhar crítico e se busque, face àsteorias e práticas pedagógicas, uma abordagem mais aprimorada desse recurso. A net só será uma excelente ferramenta, se houver a consciência de que possibilitará mais rapidamente o acesso ao conhecimento e não, somente, utilizado como acesso a sites de entretenimento e jogos. Urge usá-lo como tecnologia a favor de uma educação mais dinâmica, como recurso midiático de professores e alunos, para umaaprendizagem mais consistente.
Nos dias de hoje, tornou-se trivial o comentário de que a tecnologia está presente em todos os lugares, o que certamente seria um exagero. Entretanto, não se pode negar que a informática, de forma mais ou menos agressiva, tem intensificado a sua presença em nossas vidas. Gradualmente, o PC vai tornando-se um aparelho corriqueiro em nosso meio social. Paulatinamente, oseducadores poderão aprender a conviver com essas máquinas na vida pessoal assim como também na vida profissional.
É papel da escola democratizar o acesso à Internet, promovendo a inclusão sócio-digital de nossos alunos e democratizar a escola à distância como indica a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei 9394/96. É preciso também que os gestores públicos compreendam a importância das...
tracking img