O uso das tecnologias da informação no processo ensino/apredizagem nas escolas públicas do município de buíque/pe

Páginas: 6 (1360 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
Te
AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE - AESA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – CESA
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO-SENSU” EM ENSINO DE BIOLOGIA

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APREDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BUÍQUE/PE

JOSÉ ODILON ALVES PIMENTEL

ARCOVERDE-PE

2010

José Odilon Alves Pimentel

OUSO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APREDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BUÍQUE/PE

Projeto de Pesquisa apresentado ao Professor Pedro Henrique de Barros Falcão, da disciplina de Metodologia Científica, do Curso de Pós-Graduação “Lato-Sensu” em Biologia da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde- PE, em cumprimento às exigênciaspara conclusão da disciplina.

ARCOVERDE-PE

2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................3
2. OBJETIVOS 7
2.1. Geral 7
2.2. Específicos 7
3. JUSTIFICATIVA 8
4. METODOLOGIA 9
4.1. População Estudada 9
4.2. Método Operacional 12
4.2.1. Dados da Escola 12
4.2.2. Coleta Individualde Dados do Aluno 13
5. CRONOGRAMA 12
6. REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

Quando se fala em recursos tecnológicos, pensa-se logo na televisão, no rádio, no telefone e, principalmente, no computador. Mas em se tratando de educação qualquer meio de comunicação que completa a ação pedagógica do professor é uma ferramenta tecnológica na busca da qualidade do processo deensino-aprendizagem.
A Internet é a nova tecnologia que tem se mostrado eficiente na disseminação de informações e na comunicação em tempo real, importantíssima na construção do conhecimento. Através deste eficiente mecanismo é possível fazer os mais diversos tipos de pesquisas, ter acesso irrestrito a conteúdos completos de livros, revistas, bem como comunicar-se com o mundo adquirindo informações emtempo real. Mediada através do computador, uma potente ferramenta que nos proporciona inúmeras formas de uso na educação, propiciando uma gama de informações dos mais variados seguimentos. Mas é essa potente máquina que nos permite o acesso a esse grande potencial na mediação de informações permitindo a interação através dos mais variados meios agrupando, assim, todas as tecnologias de comunicaçãojá inventadas pelo homem transformando-se no aliado perfeito na busca do conhecimento.
O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento, sem deixaras outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real (GOUVÊA, 1999).
O homem por ser altamente comunicativo utiliza-se de vários meios para manter sua comunicação: imagens, símbolos, sinais,gravuras, sons e muitos outros, além da escrita e da fala..
Segundo o entendimento TAJRA (2001), com o avanço da comunicação através das mensagens instantâneas isso tem acontecido constantemente porque o homem moderno, na sociedade capitalista, necessita das informações no menor tempo possível.
Mas, De acordo com LEVY (1994), seu uso constante sem planejamento orientado vemtornado-se um grande problema. Fortalece argumentos por parte de alguns profissionais da educação que ampliam a resistência no processo de adesão das novas tecnologias como ferramenta pedagógica essencial no processo de ensino-aprendizagem.
Quando surge uma nova tecnologia, a primeira atitude é de desconfiança e de rejeição. Aos poucos, a tecnologia começa a fazer parte das atividades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NAS ESCOLAS
  • Uso das Tecnologias de Informação na Administração Pública
  • Uso de tecnologias na escolas publicas(introdução)
  • O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
  • O ensino de ciências e o uso das novas tecnologias da informação e comunicação
  • EDUCAÇÃO DIGITAL: O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇAO E DA COMUNICAÇÃO NA ESCOLA
  • O uso da tecnologia como ferramenta no processo ensino-aprendizagem
  • O uso das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!