O USO DA INFORMÁTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

2629 palavras 11 páginas
O USO DA INFORMÁTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Fabiane Paim Pimentel Nunes. 1

Resumo:

O presente artigo tem como proposta analisar o uso da informática no processo de alfabetização de alunos que estão no primeiro ano do ensino fundamental, como ferramenta de auxílio do professor em sua prática diária. Através de um estudo, coletou-se dados de sessões com a observação de atividades pedagógicas desenvolvidas por uma classe de vinte e dois (22) alunos do 1º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental República Argentina, na sala de informática da escola e na sala de aula. Essa análise sugere que o trabalho com os recursos que as novas TICs dispõem, torna mais fácil, prazeroso e divertido para os pequenos em fase de descobertas, aprenderem e decifrarem a escrita e a leitura.

Palavras-Chave: Informática, alfabetização, tecnologia educacional

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho insere-se no contexto de uma discussão que vem sendo desenvolvida envolvendo o uso de ambientes informatizados como potencializadores da aprendizagem de alunos que estão na fase inicial de aquisição da leitura e da escrita. A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto, o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.
Com esse artigo, pretendemos discutir alguns pontos, de suma importância, que possam gerar uma reflexão sobre a introdução da Informática na escola e sua

Relacionados