O uso da fitoterpia na medicina veterinária

3560 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

A UTILIZAÇÃO DA FITOTERAPIA NA MEDICINA VETERINÁRIA



Lages
2011



A UTILIZAÇÃO DA FITOTERAPIA NA MEDICINA VETERINÁRIA

Pré-projeto apresentado à Disciplina Epistemologia e Metodologia Científica do Curso de Medicina Veterinária da Universidade do Estado de Santa Catarina, como exigência para a aprovação da mesma.

Orientadora: Profª Dra. Aline Silverol.

Lages
2011

INTRODUÇÃO

A palavra fitoterapia vem do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal, significando o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças.
Há evidências de que as plantas medicinais têm sido um importante recurso terapêutico desde os primórdios da antiguidade. No passado, representavam a principal arma terapêutica conhecida - instintivamente nossos antepassados e seus animais, inclusive, buscavam na natureza 'remédios' para amenizar suas dores.
O interesse pela fitoterapia vem crescendo a cada dia. Recentemente, as plantas medicinais consideradas medicamentos de segunda categoria voltaram à voga com a comprovação de ações farmacológicas relevantes e de uma excelente relação de custo-benefício, tanto que atualmente as industriais farmacêuticas investem na busca de novos princípios ativos, suas indicações e efeitos colaterais, para que novos produtos ganhem o mercado farmacêutico, hoje, cada vez mais competitivo.
A fitoterapia na Medicina Veterinária vem se tornando cada vez mais popular. Prova disso é que, atualmente, em diversas regiões do mundo, o poder curativo das plantas está sendo empregado no bem-estar e tratamento de males que atingem animais de companhia, silvestres e mesmo de grande porte, geralmente voltados à produção.
Embora hoje a freqüência do uso de fitoterápicos na medicina veterinária seja baixa, representando 1% do mercado, este cresce está crescendo, garantindo um futuro promissor a esta alternativa

Relacionados

  • Apostila de fisioterapia
    30022 palavras | 121 páginas