O uso da fitoterpia na medicina veterinária

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

A UTILIZAÇÃO DA FITOTERAPIA NA MEDICINA VETERINÁRIA



Lages
2011



A UTILIZAÇÃO DA FITOTERAPIA NA MEDICINA VETERINÁRIA

Pré-projeto apresentado à Disciplina Epistemologia e Metodologia Científica do Curso de Medicina Veterinária da Universidade do Estado de SantaCatarina, como exigência para a aprovação da mesma.

Orientadora: Profª Dra. Aline Silverol.

Lages
2011

INTRODUÇÃO

A palavra fitoterapia vem do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal, significando o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças.
Há evidências de que as plantas medicinais têm sido um importante recurso terapêutico desde os primórdios daantiguidade. No passado, representavam a principal arma terapêutica conhecida - instintivamente nossos antepassados e seus animais, inclusive, buscavam na natureza 'remédios' para amenizar suas dores.
O interesse pela fitoterapia vem crescendo a cada dia. Recentemente, as plantas medicinais consideradas medicamentos de segunda categoria voltaram à voga com a comprovação de ações farmacológicasrelevantes e de uma excelente relação de custo-benefício, tanto que atualmente as industriais farmacêuticas investem na busca de novos princípios ativos, suas indicações e efeitos colaterais, para que novos produtos ganhem o mercado farmacêutico, hoje, cada vez mais competitivo.
A fitoterapia na Medicina Veterinária vem se tornando cada vez mais popular. Prova disso é que, atualmente, em diversasregiões do mundo, o poder curativo das plantas está sendo empregado no bem-estar e tratamento de males que atingem animais de companhia, silvestres e mesmo de grande porte, geralmente voltados à produção.
Embora hoje a freqüência do uso de fitoterápicos na medicina veterinária seja baixa, representando 1% do mercado, este cresce está crescendo, garantindo um futuro promissor a esta alternativaterapêutica. As vantagens da fitoterapia são inegáveis, favorecendo a utilização da rica e invejável flora de plantas medicinais que o Brasil contempla.
Nessa perspectiva, realizou-se a pesquisa apresentada que buscou contribuir para o entendimento da utilização da fitoterapia na medicina veterinária, adquirindo conhecimento sobre quais plantas medicinais podem ser usadas, entendendo como utilizá-las deforma adequada, bem como conhecendo e entendendo os benefícios e malefícios da fitoterapia na medicina veterinária.

OBJETIVO GERAL

* Analisar a utilização da fitoterapia na medicina veterinária, visando a melhoria, e se possível a cura, ou então manter a estabilidade de enfermidades e doenças, para a promoção do bem-estar animal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Adquirir conhecimento sobrequais plantas medicinais podem ser usadas na medicina veterinária;
* Entender como utilizar as plantas medicinais de forma adequada na medicina veterinária;
* Conhecer e entender os benefícios da fitoterapia na medicina veterinária;
* Conhecer e entender os malefícios da fitoterapia na medicina veterinária.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

* História da fitoterapia e sua utilização namedicina veterinária
A história do uso de plantas medicinais tem mostrado que elas fazem parte da evolução humana e foram os primeiros recursos terapêuticos utilizados pelos povos:
“As antigas civilizações têm suas próprias referências históricas acerca das plantas medicinais e, muito antes de aparecer qualquer forma de escrita, o homem já utilizava as plantas e, entre estas, algumas comoalimento e outras como remédio. Nas suas experiências com ervas, tiveram sucessos e fracassos, sendo que, muitas vezes, estas curavam e em outras matavam ou produziam efeitos colaterais severos.” (DORTA, 1998, apud, TOMAZZONI et al, 2006, p. 02)
Sabe-se que o homem descobriu as plantas medicinais de forma empírica, inclusive observando animais:
“A descoberta humana das propriedades úteis ou nocivas...
tracking img