“O uso da creatina como suplemento nutricional antioxidante em atletas.”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“O USO DA CREATINA COMO SUPLEMENTO NUTRICIONAL ANTIOXIDANTE EM ATLETAS.”

Introdução

O uso de suplementos nutricionais já é uma pratica bastante antiga. Os soldados e atletas gregos eram orientados a consumir partes específicas de animais para obter bravura, habilidade e outros.

“A nutrição esportiva é uma área que envolve a aplicação de princípios nutricionaispara aprimorar o desempenho esportivo (WILLIAMS, 2002)”.

A suplementação de nutrientes específicos com a intenção de melhorar o desempenho físico deu origem á nutrição ergogênica, a partir daí estabeleceu-se uma classificação geral em quatro categorias principais: - aqueles que podem funcionar conforme alegado, - aqueles que podem funcionar conforme alegado, porém com evidênciasinsuficientes no momento da sua eficácia, - aqueles que não desempenham funções como alegam e por fim - aqueles que são perigosos, banidos pelo COI ou ilegais e, portanto, não devem ser usados.

O uso de recursos ergogênicos no esporte pode abranger todo e qualquer mecanismo, efeito fisiológico, nutricional ou farmacológico que seja capaz de melhorar a performance nas atividades físicas esportivas, oumesmo ocupacional.

A Creatina

A creatina vem sendo muito estudada devido ao seu suposto potencial efeito no rendimento físico de atletas envolvidos em exercícios de alta intensidade e curta duração, intermitentes e com curtos períodos de recuperação. (Peralta j.; Amancio o.m.s., 2002)

Ela possui uma característica que é a principal molécula de ressíntese de ATP nos primeiros10 segundo de atividades máximas, o que significa que quando sua concentração é aumentada pela suplementação, a ressíntese de ATP é mais eficiente e a recuperação mais rápida.

A creatina como suplemento parece não aumentar a concentração de ATP muscular de repouso, mas parece ajudar a manter os níveis de ATP durante um esforço físico máximo, o que já é descrito na literatura é que asuplementação com esse composto aumenta o pool de creatina no corpo que facilita a geração de CP no organismo. Além disso, o consumo de creatina junto com a glicose aumenta o conteúdo muscular e há uma elevação na captação de creatina pela fibra muscular.

Diante de tais informações acredita-se que a ação da suplementação de creatina possa tomar diferentes proporções de acordo com o tipo depopulação à que se destina, e que a realização de estudos envolvendo indivíduos treinados deva ser estimulada. (Mendes r. r.; Tirapegui j., 2002)

O Efeito Antioxidante

O efeito antioxidante da creatina pode ser explicado por dois fatores principais: ação indireta como tampão energético ou por ação direta antioxidante.

Estudos realizados com suplementação de creatina previamenteao exercício intenso resultaram em queda, tanto na produção de amônia como na de hipoxantina. Portanto, é possível que o aumento nos estoques intracelulares de creatina pelo treinamento físico, ou seu consumo adicional previamente à realização do exercício intenso, possa servir como antioxidante indireto.

Esses dados mostram que a creatina exerce efeito antioxidante seletivo, porém outrosestudos demonstraram que a creatina exerce efeitos protetores em uma grande variedade de doenças em que o estresse oxidativo encontra-se envolvido. (SOUZA JUNIOR; PEREIRA, 2008)

Referências Bibliográficas:

ALVES, L. A. Recursos ergogênicos nutricionais. In: BIESEK, S.; ALVES, L. A.; GUERRA, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. 2005, p. 283-318.

Cruzat, F.V.; Rogero,M.M.; Borges, C.M. Tirapegui, J. Aspectos atuais sobre estresse oxidativo, exercícios físicos e suplementação. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. 2007, vol.13. n.5, p. 336-342.

Fanhani A. P. G.; Ferreira M. P. Agentes antioxidantes: seu papel na nutrição e saúde de atletas. Revista Saúde e Biol. 2006, vol.1, p. 33-41.

FREIRE, T. O.; GUALANO, B.; LEME, M. D.; POLACOW, V. O.; JUNIOR, A....
tracking img