o uso da calculadora , um estudo comparativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
105 visualizações

FavoriteLoadingAdicionar aos favoritos
Voltar





O Uso da Calculadora – Estudo Comparativo com Alunos de 5ª Série do Ensino Fundamental das Escolas Professor Álvaro Costa (Brasil) e Escuela Federativa del Brasil (Paraguai)

INTRODUÇÃO



A educação matemática deve ajustar-se as necessidades dos alunos, pois cada vez mais, a sociedade exige do cidadãocomum a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, compreender e estabelecer relações matemática. Em muitas das tarefas que frequentemente realizamos o importante não é a competência de cálculo, que na maioria das vezes é efetuado com o auxilio da calculadora, ou de um computador, e sim um conjunto de competências mais vasto, como por exemplo perceber qual a operação adequada para solucionardeterminado problema, decidir que passos dar para resolvê-lo, avaliar a aceitação de um resultado, ler e interpretar tabelas de dados e gráficos.

Os alunos são capazes de realizar de forma eficaz os algoritmos das operações com lápis e papel, mas por isso mesmo, são necessárias competências para efetuar os cálculos mentalmente com a calculadora para eleger o meio de cálculo mais apropriado acada situação. Compreender algumas facetas da relação entre professor e o conhecimento de sua disciplina em situações diferenciadas constitui umas das nobrezas daquele que escolhe o magistério como profissão.

Neste estudo priorizou-se o uso da calculadora como recurso didático para os alunos da 5ª serie do Ensino Fundamental da Escola Professor Álvaro Costa (Brasil e da Escuela Federativa DelBrasil Paraguai).

Nossa principal preocupação foi procurar conhecer a concepção dos professores de matemática em relação ao uso da calculadora nas escolas públicas, e as dificuldades encontradas em sua prática pedagógica no que diz respeito ao uso dessa ferramenta e como:

Identificar e reconhecer os recursos que a calculadora pode nos oferecer.


Reconhecer a sua utilização paradesenvolver o raciocínio lógico, agilizando o cálculo mental, aumentando a concentração no processo de resolução de problemas, operações e conceitos de estimativas.


Para Ávila (2004), é muito importante o professor realizar associações mentais e fazer os alunos conhecerem bem a tabuada, não só para a aula de matemática, mas também para sua utilização em diversas situações do dia a dia.

SegundoDante (2006), torna-se importante proporcionar aos alunos oportunidades de aprender matemática de modo significativo, desenvolvendo suas capacidades. É indiscutível que as crianças construam e criem seus próprios conceitos através de suas experiências, interagindo as ideias com o meio físico e com de matérias diversos.

Esta pesquisa partiu do interesse anterior advindo de uma especialização emEducação, quando se iniciou o estudo da relevância do uso da calculadora nas aulas de matemática. Diante dos resultados encontrados, sentimos necessidade de ampliar a amostra e de verificar também se ocorreria em outro ambiente fora do Brasil.



A MÁQUINA DE CALCULAR E O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA E SEUS DESAFIOS - UM POUCO DE HISTÓRIA MÁQUINA DE CALCULAR



A máquina de calcularmais antiga foi o ábaco que apareceu pela primeira vez no vale dos rios Tigre e Eufrates, há cerca de 5.000 anos. Basicamente consistia em contas enfiadas em fios de arame e constituída uma ajuda na contagem. Nas mãos de um entendido podia ser quase tão rápido como uma calculadora de secretaria, em adições e multiplicações.

Hero ou Herón de Alexandria, matemático grego que viveu no I século d.C.inventou um número considerável de projetos mecânicos, construiu algumas máquinas estranhas, que no fundo eram autônomas, como seu moinho de vento e construiu o primeiro distribuidor automático de moedas. Leonardo da Vinci (1999), nos festejos da entrada de Luiz XII e Milão, construíram um leão que cumprimentava o rei e cujo peito ao abrir-se mostrava um brasão com três lírios.

Dentro das...
tracking img