O urbanismo como modo de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Louis Wirth autor da obra “O Urbanismo como modo de vida”

Para o autor a vida urbana é influenciada pela vida rural, até porque muitos de seus habitantes têm origem rural, e o urbanismo rompe as fronteiras da cidade, levando a sua influência para além de seus limites físicos.
Louis Wirth, procurou uma definição de cidade que captasse tanto a sua dimensão física quanto a social. A cidadecomo uma realidade, sendo determinada pela forma de associação humana e um meio que produz uma forma também específica de vida, a cidade não apenas como uma entidade física, mas um modo de vida.

Segundo Wirth, o urbanismo não deve ser confundido com urbanização ou com a entidade física da cidade, portanto, deve ser rigidamente limitado no espaço, mas como um modo de vida que se estende para alémda cidade. No entanto, é nas grandes cidades, especialmente nas metrópoles, que ele se expressa de forma mais clara, logo trata-se de uma questão de grau e de intensidade, pois, se a cidade é como ele diz, uma concentração de actividades e instituições, tais como actividades industriais, comerciais, financeiras, administrativas, de transporte e comunicação, de equipamentos culturais e recreativos,de instituições culturais, de saúde, educacionais, religiosas, de pesquisa e de organizações profissionais, quanto maior for a cidade, maior será a presença dessas actividades e instituições.

O urbanismo estende-se para além dos limites da cidade, mas manifesta-se de forma mais intensa nas grandes cidades: Louis Wirth diz mesmo que “Quanto mais densamente habitada, quanto mais heterogénea fora sociedade, tanto mais acentuada serão as características associadas ao urbanismo.
No seu desafio de tentar definir a cidade, Wirth procura considerar tanto essa diversidade proveniente da reunião de muitas coisas num só lugar, quanto aos diferentes tipos de cidade: industrial (de uma ou de mais indústrias), comercial, de mineração, pesqueira, de estação de águas, universitária, uma capital,cidade suburbana, uma cidade-satélite dentro de uma região metrópole, cidade velha, nova, em crescimento, estável e em extinção…Uma definição sociológica deve ser suficientemente inclusive para conter quaisquer características essenciais que estes diferentes tipos de cidades têm em comum, caso contrário, a definição corre o risco de se alterar a fenómenos físicos como o número de habitantes, e Wirthinsiste que a cidade não é apenas uma entidade física, mas um modo de vida. É no desafio de captar dimensões quantitativas e qualitativas que ele chega à definição de cidade como “um núcleo relativamente grande, denso e permanente de indivíduos socialmente heterogéneos”.

A partir dessa definição elabora a sua teoria do urbanismo e explicita um conjunto de proposições sociológicas que advêmdessas características e que só fazem sentido se tomadas conjuntamente:
Dimensão do agregado populacional, densidade e heterogeneidade.
Essa definição é curiosa na medida em que associa intimamente os seus elementos essenciais. O número de habitantes, se tomado isoladamente, não faz sentido, mas quando associado à densidade, conduz à ideia da heterogeneidade, uma vez que é de se esperar que aamplitude de diferenças cresça proporcionalmente à quantidade. A heterogeneidade procede da divisão do trabalho e da consequente especialização, mas também do recrutamento de sua população em diferentes cidades ou países.

Dimensão do agregado populacional, se os grandes números levam a uma maior diferenciação individual, Louis Wirth diz que essas variações aparecerão também no
espaço da cidade,com os diferentes grupos (económicos...), ocupando espaços distintos

.
Essa heterogeneidade é responsável pelo enfraquecimento de antigos laços sociais,
como os que existiam no campo e nas pequenas cidades e que eram fundamentados na origem comum e no conhecimento pessoal dos seus habitantes. O habitante da cidade
depende de mais pessoas para a satisfação de suas necessidades pessoais,...
tracking img