O tutor presencial na ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O TUTOR PRESENCIAL NA EAD





Débora Helen Ferri Fais Fiocco

Curso de Pós-graduação Metodologias e Gestão para EAD

Polo Rio Claro, SP



RESUMO

O presente trabalho vem mostrar a importância do tutor presencial como elemento principal, no processo ensino-aprendizagem na modalidade da Educação a Distância.

Leva a reflexão principalmente sobre a definição do seu papel natutoria EAD e sua relação com o aluno , já que, precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido e estudado permanentemente.



Palavras-chaves: EAD, tutor, presencialidade, ensino-aprendizagem.



INTRODUÇÃO

Como mencionado em Perrenoud (2000) citado por Martins (2002, p. 29), o professor mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender, concentrando-se na criação,na gestão e na regulação das situações de aprendizagem.
É neste sentido que focamos o tutor presencial como aquela pessoa a qual irá realizar as orientações, processando uma construção na aprendizagem elaborada pelo aluno. Nesse processo e contexto da modalidade EAD x aluno x tutor presencial, problematiza-se situações, propicia-se análise e discussões coletivas e reflexões individuais, buscandosoluções.
É sabido que cada Instituição educacional que atua na modalidade EAD busca construir um modelo tutorial de acordo com a sua realidade, população atendida, contexto social, características regionais e cursos desenvolvidos. Diante deste “perfil” é que o tutor presencial “constrói”, elabora a sua práxis pedagógica como mediador nos processos de aprendizagem, motivando e investigandoconhecimentos, da própria prática e da aprendizagem individual e coletiva.
A relação entre tutor e aluno se da de forma direta , onde auxilia na aproximação das informações e na compreensão do conhecimento , utilizando-se de meios para o ensino e acompanhamento dos conteúdos, inclusive daqueles que dizem respeito às TIC.
Segundo Authier (1998) apud Castro (2001), “são produtores quando elaboram suaspropostas de cursos; conselheiros quando acompanham os alunos; parceiros quando constroem com os especialistas em tecnologia abordagens inovadoras de aprendizagem”.
Sabe-se que, ser tutor, não vem a ser uma das tarefas das mais fáceis. A motivação é subjetiva e intrínseca. Ao tutor cabe possuir um conhecimento dos alunos, percebendo quais habilidades possibilitam melhor compreensão e como sedão os mecanismos de aprendizado no ser humano.


1. EAD e o Sistema Tutorial

Considerando que a EaD é uma relação educativa mediada e mediatizada entre o professor (autor/ tutor/ especialista) e estudantes, em momentos e espaços diferentes do ensino presencial, apoiado por meios diversos e diferenciados (PRETI, 1996). No cenário da EAD, a imagem de sala de aula, estudante eprofessor não parecem se materializar no tempo e no espaço, como acontece no ensino presencial. Porém, essas imagens não deixam de existir, mas assumem características e funções específicas para essa modalidade de ensino.
Para isso, uma das características importantes da EAD é a organização de um sistema que apoie o aluno e este deve se amparado pela instituição formadora em EAD.Segundo os autores SOUZA, 2004; MASSUDA, 2003; MILL, 2007:


Na modalidade a distância, o processo de ensino e de aprendizagem não está centrado no professor ou no aluno. Diferentes sujeitos participam e estão envolvidos, fazendo uso de diversos recursos e meios. Assim, na EaD, além do docente responsável pela elaboração do material e/ou do acompanhamento do curso, aparece oprofessor-tutor como figura importante para o sucesso dessa modalidade de educação .

Consideramos os dizeres de SOUZA, et al, 2007,p.2

A tutoria pode ser entendida como uma ação orientadora global chave para articular a instrução e o ato educativo. O sistema tutorial compreende, dessa forma, um conjunto de ações educativas que contribuem para desenvolver e potencializar as...
tracking img