O tratado de versalhes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
o Tratado de Versalhes, que deu fim à Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O acordo de paz documentava a Alemanha como a responsável pelo conflito mundial e estabelecia as despesas, multas e exigências políticas, militares e econômicas que deveriam ser cumpridas pelo país. Punitivo, o documento conta com 440 artigos e mais uma quantidade considerável de apêndices que redefinem as fronteiras daEuropa, obrigando os povos germânicos a devolver territórios e ceder alguns como compensação da guerra.
Assinado na cidade de Versalhes, na França, o tratado demorou cerca de seis meses para ter todos os seus termos definidos e é conhecido como uma continuação do chamado Armistício de Novembro, assinado em 1918, em Compiègne, e que pôs fim aos confrontos armados.
Muitos historiadores posicionam ocrescimento do nazismo como uma conseqüência cultural do Tratado de Versalhes. Sabe-se que o rigor empregado em relação ao posicionamento da Alemanha na guerra foi massacrante para a economia alemã, que ficou devastada com a guerra e as despesas seguintes. Desta forma, as imposições fizeram com que se espalhasse um forte sentimento de revanchismo e revolta entre a população alemã. Para se ter umaideia, o período do pós-guerra, entre 1920 e 1930, é marcado por uma crise moral e econômica na Alemanha, que deu espaço à filosofia nazista e a teoria do povo ariano. Mais tarde, este sentimento levaria o país à participação em um novo conflito armado: a Segunda Guerra Mundial.
O montante total pago pela Alemanha foi definido pela Tríplice Entente, principalmente França e Inglaterra, durante oestabelecimento da Comissão de Reparação. O valor oficial é de 269 bilhões de marcos alemães – dos quais 226 bilhões, como principal, e mais 12% do valor das exportações anuais da Alemanha. Em 1921, a dívida foi reduzida para 132 bilhões de marcos.
Exigências impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes:
1. Reconhecimento da independência da Áustria;
2. Devolução dos territórios daAlsácia-Lorena à França;
3. Devolução à Polônia das províncias de Posen e Prússia Ocidental;
4. As cidades alemãs de Malmedy e Eupen passariam para o controle da Bélgica;
5. A província do Sarre passaria para o controle da Liga das Nações por 15 anos;
6. A região da Sonderjutlândia deveria ser devolvida à Dinamarca
7. Pagamento aos países vencedores, principalmente França e Inglaterra, uma indenizaçãopelos prejuízos causados durante a guerra. Este valor foi estabelecido em 269 bilhões de marcos.
8. Proibição de funcionamento da aeronáutica alemã (Luftwaffe)
9. A Alemanha deveria ter seu exército reduzido para, no máximo, cem mil soldados. Sem tanques, sem artilharia pesada, sem suprimentos de gás, sem navios ou aviões;
10. Proibição da fabricação de tanques e armamentos pesados;
11. Reduçãoda marinha alemã para 15 mil marinheiros, seis navios de guerra e seis cruzadores;
12. Desmilitarização permanente e ocupação aliada por 15 anos da província do Reno

O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuaçãodo armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos.[1] O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.
Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para umnúmero de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre osoceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra. A República de Weimar também aceitou reconhecer a independência da Áustria. O ministro alemão do exterior, Hermann Müller, assinou o tratado em 28 de Junhode 1919.[1] O tratado foi ratificado pela Liga...
tracking img