O transcendente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O transcendente

smorgado escreve "Transcendência é o desejo e/ou movimento de transcender, extrapolar, de ir além de.
Dentre os seres vivos somente o ser humano é capaz de transcender. Somentenele habita o desejo de ir além de si próprio.

Nenhum vegetal ou animal quer ser algo diferente de sua própria natureza. Somos os únicos que não estamos satisfeitos. Fomos ungidos com a liberdade deescolher. Podemos modificar.

Quando este desejo é mais consciente, percebemos nosso coração querendo saltar para fora do peito para alcançar, tocar, pegar esse algo intangível. O coração nos guianessa busca.

É interessante porque é uma busca totalmente solitária. Não há respostas fora. Não há garantias. Não há segurança. Caminhamos no escuro e é a partir do passo dado que a luz vai-sefazendo e as certezas vão surgindo. Posso dizer-lhes como está sendo o meu processo, mas ninguém será capaz de dizer-lhes como será o processo de cada um de vocês. Somente vocês serão capazes de encontraras suas respostas. Para nos aprofundarmos nesse assunto caberia aqui alguns questionamentos filosóficos. Quem é esse que transcende? O que é transcendido? Como ocorre essa transcendência? Essas sãoalgumas perguntas que podemos nos fazer.

No entanto, não pretendo filosofar. Quero falar de algo que não dá para ser falado. Resta-nos vivenciá-lo. Consigo entender o que é dito, mas não consigoesgotar com palavras esse mistério. Posso formular perguntas, mas não posso respondê-las. No máximo descrever parcialmente minha experiência.

Tenho clareza que toda pessoa está buscando, mesmo que demaneira inconsciente, a transcendência. Sei que, em última instância, ele quer se ver livre das limitações do eu.

Vocês perguntarão como consigo ser tão taxativo nessa afirmação. Todo mundo busca atranscendência? Sim. Estamos todos buscando, cada um à sua maneira, de acordo com seu nível de consciência, tornar-se pleno. Se busco dinheiro, estou atrás de plenitude - afinal, dinheiro para quê?...
tracking img