O trafico de drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tráfico de drogas
Segundo o Relatório Mundial de Drogas do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes (UNODC, na sigla em inglês). Isso representa cerca de 5% da população entre 15 e 64 anos. As substâncias mais usadas são maconha, haxixe, cocaína, heroína e drogas sintéticas.
De acordo com o relatório do UNODC, foram produzidas no mundo 45 mil toneladas de maconha em 82 países.As Nações Unidas (ONU) registraram o tráfico dessa droga em pelo menos 146 países, ou seja, em praticamente todos os países do mundo. O que resulta num mercado que movimenta anualmente cerca de 800 bilhões de dólares no planeta.
Também cresceu o tráfico de cocaína, especialmente na região Sudeste. Entre os países da América do Sul (com 6,7 milhões de usuários de maconha) foi no Brasil, segundo orelatório, que ocorreu o maior aumento do consumo da droga, a maior parte vinda do Paraguai, porque a produção brasileira de maconha não é suficiente para suprir a demanda.
O consumo da cocaína também aumentou na América do Sul em 2006, subindo de dois milhões de consumidores para 2,25 milhões. De acordo com a Organização das Nações Unidas, o uso da droga no Brasil foi o principal fator para a elevação dataxa de usuários no continente. Foram nas regiões Sudeste e Sul do país que o consumo cresceu mais. Ser usado como “rota”, uma espécie de corredor por onde passa a cocaína que vem da Colômbia (60%), Bolívia (30%) e Peru (10%) com destino à Europa, contribui para o aumento do uso da cocaína no Brasil. A droga vem em grande quantidade e parte dela fica em solo brasileiro. Vendida para grandestraficantes, ela é distribuída aos pequenos que a fazem chegar aos consumidores.
O relatório mostra que a heroína tem no mundo 11 milhões de usuários, dos quais, 600 mil são brasileiros. Prova de que as drogas hoje são um negócio globalizado.
http://pessoas.hsw.uol.com.br/trafico-de-drogas2.htm

A história do tráfico no mundo
Na década de 1880, a folha de coca, matéria-prima da cocaína, já eraconsumida, em forma de chá, por toda a Europa e América do Norte. Naquela época a cocaína passou a ser processada pela indústria farmacêutica.
Em 1885 surgiu a Coca-Cola, que usava folhas de coca em sua fórmula. Existia também um vinho (Wine-Coca) que era muito popular na Europa e que era feito a base de folhas da planta. Em 1904, foram proibidas todas as bebidas feitas com cocaína e a Coca-Colamudou sua fórmula. No Brasil, os primeiros usos da cocaína começaram em 1904, mas só ganhou popularidade na burguesia nos anos 70.
Já a maconha teve seu cultivo incentivado durante décadas pela indústria que utilizava seus talos para fazer fibras de cordas e têxteis. Também fez, durante séculos, em vários países, parte do arsenal da medicina popular e no final do século 19 foi usada em váriosmedicamentos produzidos por laboratórios farmacêuticos dos. Mas os médicos a substituíram pela morfina que tinha um efeito mais satisfatório. No Brasil, ela foi usada como remédio de 1900 a 1930.

Em 1909, aconteceu, em Xangai, a primeira reunião internacional para discutir o uso do ópio e seus derivados. Havia uma preocupação com o excesso do uso da droga no mundo.

Em 1911, aconteceu outrareunião em Haia, na Holanda, e mais uma vez foi discutida a necessidade do combate ao uso do ópio e da cocaína que não atendesse a recomendações médicas. Nesse encontro, todos os países (inclusive o Brasil) assinaram um tratado no qual se comprometeram a coibir o uso das duas drogas.

Em 1914, nos Estados Unidos, é aprovada uma lei interna que proíbe a comercialização e o livre consumo de cocaína eópio. Em 1924, em mais uma Conferência Internacional, agora em Genebra, que reuniu 45 países, foi discutida também a necessidade de coibir o uso da maconha. Começaram então as perseguições policiais aos usuários de drogas, especialmente de maconha. A partir de 1930, o combate passa a ser mais enérgico em todo o mundo. Em 2007, o Estados Unidos eram o maior consumidor de cocaína do mundo....
tracking img