“O trabalho e a obra de frederick wislow taylor”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“O TRABALHO E A OBRA DE FREDERICK WISLOW TAYLOR”

Frederick Winslow Taylor, nascido nos Estados Unidos, tornou-se a personalidade que mais influenciou os estudos da administração. De família deprincípios rígidos, foi o primeiro a estudar a racionalização e a eficiência no trabalho, nas quais o ser humano era desconsiderado. Taylor criou quatro princípios a fim de solucionar alguns problemas degerência despreparada, de trabalhadores desqualificados, de controle e incentivos: 

Princípio do Planejamento: Substituir os métodos empíricos por métodos científicos e testados.

Princípio da Seleção: Como o próprio nome diz, seleciona os trabalhadores para suas melhores aptidões e para isso são treinados e preparados para cada cargo.



Princípio de Controle: Supervisão feita porum superior para verificar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido.



Princípio de Execução: Para que seja o mais disciplinado possível, deve existir uma organização no sistemae distribuições de responsabilidades.

Como vimos, segundo o método Taylor, o trabalho é decidido, planejado, imposto e controlado por um quadro de profissionais. O trabalhador apenas executa atarefa sem poder exercer sua criatividade, capacidade crítica e raciocínio.

Independente de todas as críticas, os estudos de Taylor, buscavam constantemente a produtividade com a máxima eficiência.Atualmente o modelo taylorista contribui para o crescimento de algumas empresas, sejam elas, produtivas ou não.

REFERÊNCIAS:

CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da Administração - O Essencial emTeoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Atlas, 2006. 408 p.

PROETTI, Sidney. A evolução da administração e a motivação no ambiente de trabalho. São Paulo: Edicon, 2005. 158p.

UHLMANN,Gunter

Wilhelm.

Administração

das

teorias

administrativas

à

Administração aplicada e contemporânea. São Paulo: FTD, 1997. 305p. RAGO, Luzia Margareth; MOREIRA, Eduardo F.P. O que...
tracking img