O trabalho profissional: instrumentação para a intervenção i política setorial: idoso

[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

LOURDES ALVES RIBEIRO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
O TRABALHO PROFISSIONAL: INSTRUMENTAÇÃO PARA A INTERVENÇÃO I
PolíticaSetorial: IDOSO

Campos dos Goytacazes
2011

LOURDES ALVES RIBEIRO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
O trabalho profissional: instrumentação para a intervenção I
Política Setorial: IDOSOTrabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Direito e Legislação Social, Trabalho Profissional I,Políticas Sociais II e Planejamento Social.

Profs. Edna Braun, Jossan Batistuti, Eduardo Zabon e Sirlei Fontes de Jesus.

Campos dos Goytacazes

2011

1 - INTRODUÇÃOCompreender as políticas sociais é fundamental para o profissional de serviço social, seu contexto histórico, suas influências e mudanças na realidade social.
A Política Socialestá inserida no cenário político das lutas de classes, de reivindicações de trabalhadores, é dirigida prioritariamente à classe trabalhadora, mas não de forma exclusiva.
Determinadaspolíticas sociais setoriais contribuem nesse processo, como por exemplo, a política social setorial voltada para o idoso.
Esse trabalho pretende analisar e refletir sobre essa política, suasconquistas, avanços e desafios diante das constantes mudanças históricas, econômicas e sociais ao longo do tempo.
A análise será relacionada com o serviço social e a atuação profissional doassistente social com as políticas sociais, o trabalho desse profissional no processo de intervenção na realidade, suas ações e planejamentos como forma de intervir satisfatoriamente na luta dos direitossociais adquiridos legalmente pelos idosos.

2 – DESENVOLVIMENTO

É essencial entender as Políticas Sociais como sendo um processo e resultado de lutas e relações conflituosas...