O trabalho por karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O TRABALHO por Karl Marx

Karl Marx (1818 - 1883) considera o trabalho como uma relação entre o homem e a natureza, sendo que o homem representa o papel de potência natural, onde emprega asforças de que é dotado, para amoldar a matéria dando-lhe forma útil à vida. Modificando a natureza exterior, altera a sua própria, isto é, desenvolve as faculdades que estavam adormecidas ou latentes.Contrariando essa e outras teorias, o trabalho foi considerado apenas um dos fatores de produção, juntamente com a natureza, o capital e a técnica. Por influência do Taylorismo, o trabalho,como força produtiva, sofreu uma distinção em dois níveis: o mental, dos administradores e, num plano inferior, o manual, dos operários, restrito ao cumprimento de ordens. Subseqüentemente, a ciência e atecnologia passaram a ser consideradas como principal força produtiva, em detrimento do trabalho.
É oportuno salientar que o trabalho depende da configuração e do tipo de atividade. O trabalhobraçal manifesta-se em movimentos exteriores, como, por exemplo, operação de máquinas, manuseio de instrumentos. O trabalho intelectual manifesta-se no produto, como, por exemplo, programa, projeto,obra literária. Conforme o tipo de trabalho, assim o comportamento do sujeito que o produz.
Outro fator que merece destaque é a divisão do trabalho, considerada na amplitude do social e nadivisão de operações e tarefas.
“A divisão do trabalho é fenômeno que se atrela a diferentes critérios no curso da vida humana. Sexo, idade, parentesco, estrato social e formação imperam comofatores. É evidente que, mesmo hoje – tomando-se por exemplo a idade, certas atividades ainda não podem ser confiadas a certos indivíduos porque lhes faltam condições físicas, experiência ou formação,enquanto a outros já não podem ser porque a situação física é desfavorável. O avanço tecnológico, por sua vez, exige não só a competência, mas também a comprovação escolar dela para determinadas...
tracking img