O trabalho em equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE UNIDA DE SUZANO
UNISUZ
CURSO: ADMINISTRAÇÃO 1º A
CAMILA ARANDA GOMES RGM: – 4202
ELOISA GUTIERRES BATESTIN - RGM: – 4228
EMERSON NAUM DE CARVALHO SOUSA – RGM: 4225
JESSICA MAYARA MACHADO CORREIA – RGM: 4294
MARIANA DE OLIVEIRA MORINE – RGM: 4118
NATALIA PEREIRA DA SILVA – RGM: 4207

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL l

SUZANO
2010
CAMILA ARANDA GOMES RGM: – 4202
ELOISA GUTIERRESBATESTIN - RGM: – 4228
EMERSON NAUM DE CARVALHO SOUSA – RGM: 4225
JESSICA MAYARA MACHADO CORREIA – RGM: 4294
MARIANA DE OLIVEIRA MORINE – RGM: 4118
NATALIA PEREIRA DA SILVA – RGM: 4207

O TRABALHO EM EQUIPE

Trabalho apresentado como requisito parcial, para obtenção de nota na disciplina de Psicologia Organizacional l do curso de administração turma A, da Faculdade Unida de Suzano –Unisuz, sob a orientação do Profª Elisabete Sponda.

SUZANO
2010
Introdução

Este texto tem como objetivo discutir o conceito do trabalho em equipe, apresentando alguns fundamentos para consolidação de uma equipe de trabalho. Segundo o psicólogo Abraham Maslow constatou que os indivíduos têm diversas necessidades, com diferentes forças. Sabemos que necessitamos de alimento, de abrigo, pagarnossas contas, de segurança no emprego, etc., mas também de nos relacionar com os outros e de sermos aceitos por eles. Sem isso nosso trabalho se torna enfadonho e sem graça.
Hoje, mas do que nunca, o trabalho em equipe tem sido incentivado praticamente em todas as áreas das atividades humanas. Vários autores tem destacados vantagens do trabalho em equipe sobre o trabalho individual. Apesar desseconhecimento, constatamos, na pratica muitas dificuldades em realizar o trabalho em equipe. Em parte, isso se deve as diferentes percepções do que seja uma equipe.
Com os programas de qualidade, esta forma de trabalho voltou como uma onda muito forte ao contidiano de muitas pessoas. Apartir daí, hoje dificilmente não se exige das pessoas esse comportamento dentro de qualquer empresa.
O trabalhoem equipe explica em uma organização interna de papeis, recursos e dinâmicas de fundamento, acerto de convivências, grau de autonomia decisório e relações como líder. Sabemos que isso não é fácil de conseguir, nem tão pouco rápido de se consolidar, pois em meio ao trabalho cotidiano em pressão, principalmente por resultados as soluções nem sempre são fáceis de implementar.
O trabalho em equipepode apresentar diferenças significativas em função do tipo de trabalho que esta sendo executado. Este, por sua vez, determina os conhecimentos e habilidades essenciais para o seu desenvolvimento.

O que é uma Equipe?
Uma equipe é uma unidade com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Esta definição contém três componentes.Primeiro, são necessárias duas ou mais pessoas. As equipes podem ser bem grandes, estendendo-se até 75 pessoas, embora a maioria tenha menos de 15. Segundo, as pessoas em uma equipe interagem regularmente. As pessoas que não interagem, por exemplo quando estão em fila do restaurante para almoçar ou utilizam o elevador , não compõem uma equipe. Terceiro as pessoas em uma equipe compartilham o desempenhode uma meta, quer seja para projetar um novo modelo de calculadora portátil ou escrever um livro. Os alunos são freqüentemente divididos em equipes para fazerem tarefas em sala de aula, com o objetivo de desempenhar a tarefa e receber uma nota satisfatória.
Embora uma equipe seja um grupo de pessoas, ou dois termos não são intercambiáveis. Um empregador, um professor ou um treinador podecolocar juntos um grupo de pessoas e nunca formar uma equipe. O conceito de equipe implica um sentido de missão compartilhada e responsabilidade coletiva. A figura relaciona as principais diferenças entre grupos e equipe. Treinadores como Eddie Robinson, da Grambling ou Bobby Kninght da Índia podem testemunhar que suas equipes de maior sucesso podem ter menos talento individual e poucas estrelas,mas...
tracking img