O trabalho do psicanalista na unidade básica de saúde: como operar com o conceito lacaniano desejo do analista nesta instituição?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A Unidade Básica de Saúde Alcides Braz é uma instituição pública que visa atender a todos que a procure. Desse modo é um lugar onde o público é amplo e composto por uma maioria de usuários com pouco recurso financeiro.
Segundo o guia da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Betim, A UBS Alcidez Bráz absorveu por algum tempo as demandas dos atendimentos básicosprovenientes do Betim Central (Saúde Mental), do Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga e do Pronto Atendimento Central..
A unidade Alcides Braz oferece os serviços de clínica médica, clínica ginecológica (serviço de coposcopia), clínica pediátrica, serviço social, terapia ocupacional, saúde mental (psicologia e psiquiatria), saúde bucal, serviço de enfermagem, farmácia, EACS, gruposeducativos e grupos de convivência em hipertensão arterial. Presta atendimento ambulatorial de pacientes com transtornos mentais severos, neuroses graves e demais quadros, de forma integrada aos Centros de Referência em Saúde Mental.
A Equipe de Saúde Mental da UBS Alcides Braz serve de referencia para 13 UBS, no acompanhamento de usuários de transtornos mentais severos e persistentes que estejamclinicamente em condições de serem atendidos neste espaço.
Os profissionais de saúde mental do município segundo o protocolo de assistência de Betim (2006) deverão desenvolver projetos de intervenção comunitária em saúde mental e oferecer apoio técnico e operacional aos profissionais da atenção básica, atuando como equipes matriciais junto as UBS e o PSF na discussão dos problemas de SaúdeMental no território, tendo os fóruns intersetoriais e as reuniões clinicas como dispositivos importantes desta articulação a partir do caso clinico.
A UBS Alcides Braz possui algumas particularidades que influenciam diretamente no trabalho dos profissionais que ali se encontram. No Serviço de Saúde Mental estas particularidades são percebidas como dificultador do atendimento, ainda maisconsideradas por profissionais da psicologia. O ambiente físico é um dos maiores complicadores para tal atendimento, visto que o espaço destinado ao atendimento não possui as características demandadas para tais atendimentos. A ampla procura por atendimento também se caracteriza como um complexo entrave para os atendimentos, considerando o tempo e a questão da gratuidade do tratamento. Além de todosestes pontos apresentados ainda é possível perceber a carência de uma teoria norteadora para os profissionais da psicologia que ali trabalham o que traz entraves tanto na questão do atendimento propriamente dito, quanto no âmbito da discussão em equipe do projeto terapêutico, os profissionais psicólogos não conseguem trabalhar com uma teoria própria, sendo que utilizam recursos de várias teoriaspsicologicas.
Desse modo, acreditamos que há a necessidade de um arcabouço teórico que sustente a prática do profissional e assim a psicanálise pode ser esta teoria norteadora, que buscará um denominador comum entre os profissionais, e, conseqüentemente balizar o trabalho de tais profissionais, porém com algumas modificações em suas estratégias, de acordo com as possibilidades encontradas naUBS, com relação as várias particularidades encontradas neste espaço.
É deste modo, que buscamos entender mais a fundo a psicanálise longe do divã, ou seja, a psicanálise aplicada ao serviço de saúde mental inserido numa unidade de atendimento básico, considerando todas suas particularidades, e sem perder o foco da ética da psicanálise.Assim buscamos entender qual o lugar do psicanalista nestainstituição.






A PSICANÁLISE LONGE DO DIVÃ: a questão da psicanálise aplicada

A partir de uma prática supervisionada, exercida na UBS Alcides Braz passamos a problematizar o lugar da psicanálise nesta unidade, entendendo que a psicanálise possui uma formulação própria, e que o divã, juntamente à associação livre são os métodos de intervenção utilizados pelo psicanalista....
tracking img