O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
















trabalho interdisciplinar
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS















ITU
2012


DÉBORA HELENA RODRIGUES DA SILVA
DÉBORA CORRÊA CLEMENTINO
ANA HELENA MELO DA SILVA LOVATTO
DAIANE CRISTINA GOMES DE MORAES
ANGÉLICA DE FÁTIMA ROBERTOtrabalho interdisciplinar
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS












Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Larissa Liberatti Doná
Tutor(a) de sala: Adriana Renata Conti Rigolin







ITU
2012

INTRODUÇÃO




Esse trabalho foi realizado visando abordar as diversas didáticas de ensinoutilizadas atualmente e os objetivos que a instituições almejam alcançar. Demonstrando também através de entrevistas como os professores encaram a atual realidade do ensino, além das mudanças nesse cenário.
Discutir essas questões é de extrema importância para acompanhar o que está ocorrendo e buscar futuras melhorias para a educação.
Serão expostas questões e opiniões pertinentes aestes assuntos no decorrer do desenvolvimento do trabalho afim de expressar mais claramente o que foi e o que é o ensino.










































PROFESSORES E OS MÉTODOS DIDÁTICOS


A didática é essencial ao ensino, saber como apresentar o conteúdo de forma eficaz independente da idade do aluno é necessário ao educador.Philippe Perrenoud afirmava “ O educador deve fazer o luto das certezas didáticas”, é essa a visão que os professores devem ter atualmente pois o ambiente de aprendizagem está em constante mudança buscando acompanhar a realidade da sociedade.
Para benefício do corpo discente mesmo os professores que lecionam a muitos anos tem entendido isto e se atualizado, não usando apenas o métodotradicional de ensino, onde somente eles são responsáveis pelo aprendizado, muitas vezes pouco eficiente principalmente na atual realidade. São poucos aqueles que se mantém completamente tradicionais como demonstram as entrevistas, até mesmo profissionais que já se aposentaram e voltaram a lecionar mudaram seu modo de encarar o ensino.
Permanecer somente na sala e explicar esperandoque a matéria seja compreendida pelo aluno é o método tradicional, mas não atrai a atenção dos educandos, por isso o momento que atravessamos é favorável pela diversidade de ferramentas disponíveis para auxiliar o educador, entre elas estão as salas de informática para pesquisa e estudo, salas de vídeo utilzando filmes relacionados a matéria e para concientização, visitas técnicas para vivência doaprendizado, aulas fora do ambiente da sala, salas de leitura.
A didática mais utilizada atualmente é a histórico-crítica, alguns professores tem dificuldade para seguir essa linha mais estão tentando se atualizar, alguns já conseguem aplicar satisfatoriamente o método com base na visão construtivista onde instigam o corpo discente a ter curiosidade e buscar o conhecimento por simesmos através da experimentação, pesquisa, desenvolvimento do raciocínio crítico, pois como o filósofo René Descartes dizia “Penso, logo existo”, todos devem raciocinar para existir e assim tentar alcançar seus objetivos, melhorando o seu futuro e o da sociedade onde estão inseridos.
O modelo histórico-crítico visa principalmente transformar o aluno, incrementando nele o desejo de...
tracking img