Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais freqüente o apelo ao caráter multidimensional da pedagogia, como campo de conhecimento, e, por conseguinte, a reivindicação de seu alcance a diversasesferas da prática social. Cada vez mais ganha relevo o discurso que busca apontar e justificar a ampliação dos espaços de atuação profissional do pedagogo, para além do ambiente escolar e da chamadaeducação formal[1]. Celebra-se o surgimento de novas necessidades formativas e a abertura de novos âmbitos educativos, com a conseqüente assunção de novos papéis e funções por parte do profissional dapedagogia, na ocupação dos espaços criados pela emergência de novas demandas educativas na sociedade. É assim, por exemplo, que tem sido destacada a presença deste profissional nas empresas, envolvidoem tarefas de seleção e treinamento de recursos humanos e no desenvolvimento de competências profissionais requeridas pelos processos de reestruturação do trabalho e da produção. Igualmente, aponta-sea presença do pedagogo nos meios de comunicação, atuando em atividades de consultoria na formulação de campanhas informativas e materiais de conteúdo educativo. Da mesma forma, assinala-se aparticipação do profissional da pedagogia, no campo da assessoria educativa a atividades desenvolvidas por movimentos sociais, organizações não governamentais, instituições públicas, etc. Mais recentemente, aemergência de experiências educativas em modalidades não presenciais, especialmente aquelas mediadas pelas novas tecnologias, tem sido apontada como mais um espaço que se abre ao exercícioprofissional do pedagogo.

Com este pequeno texto, pretendemos levantar algumas questões para discussão, a partir de inquietações suscitadas pela suspeita de que, em alguns casos, ao lado deste alargamentodo campo de exercício profissional do pedagogo, possa estar se operando uma redução teórico-conceitual da pedagogia que, limitada a uma dimensão meramente técnica e instrumental, coloca-se a serviço... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). O trabalho do pedagogo nos espaços educativos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Trabalho-Do-Pedagogo-Nos-Espa%C3%A7os/28033.html

MLA

"O trabalho do pedagogo nos espaços educativos" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Trabalho-Do-Pedagogo-Nos-Espa%C3%A7os/28033.html>.

MLA 7

"O trabalho do pedagogo nos espaços educativos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Trabalho-Do-Pedagogo-Nos-Espa%C3%A7os/28033.html>.

CHICAGO

"O trabalho do pedagogo nos espaços educativos." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Trabalho-Do-Pedagogo-Nos-Espa%C3%A7os/28033.html.