O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FAR – FACULDADES REUNIDA
PEDAGOGIA
LINA VIEIRA SAMPAIO CASTRO
ROSEMAY PEREIRA DOS SANTOS
MARIA APARECIDA DA SILVA

O BRINCAR NA VIDA DA CRIANÇA

Aparecida do Tabuado
2010

PEDAGOGIA

LINA VIEIRA SAMPAIO CASTRO
ROSEMAY PEREIRA DOS SANTOS
MARIA APARECIDA DA SILVA

O BRINCAR NA VIDA DA CRIANÇA

Trabalho apresentado ao Curso Superior dePedagogia da FAR – Faculdades Reunida, para a disciplina de Filosofia Professora Silvana.

Aparecida do Tabuado
2010
O BRINCAR NA VIDA DA CRIANÇA
Este artigo tem o objetivo de refletir e analisar sobre a influencia dos jogos dentro da educação infantil, verificando suas contribuições para o processo ensino aprendizagem da criança de 0 a 06anos. Valorizando dentro da Educação Infantil,como um recurso que contribui para a formação global da criança. Será enfatizado as características dos jogos, segundo Piaget, o que permite identificar e adequar os jogos às fases do desenvolvimento da criança.
Nós futuros professores de devemos através do jogo de inteligência, facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança nos aspectos físico, cognitivo, motor, social, político,nas idades iniciais, ou seja, inicialmente na escola, pois a Educação Infantil tem a função de promover a construção do conhecimento, assim como todos os outros níveis de educação, pois desta construção depende o próprio processo de constituição dos indivíduos que, freqüentam a escola.
Podemos usar recursos pedagógicos diferentes para a Educação Infantil, uma vez que através dele acriança aprende sobre a natureza, eventos sociais, a dinâmica interna. E a estrutura do grupo, através do jogo, ela consegue também entender o funcionamento dos objetos e explorar suas características físicas. Os jogos se configuram a inúmeras brincadeiras infantis.
O ensino-aprendizagem no decorrer dos anos vem sofrendo mudanças na metodologia de ensino buscando formas que facilitem o trabalhodo professor no processo de aprendizagem. As mudanças referentes aos recursos didáticos, principalmente os pedagógicos, incluem os jogos que, quando usados adequadamente tornam a aprendizagem menos mecânica e mais significativa e prazerosa para o aluno.
Se voltarmos para a escola antiga, veremos que o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, aconteciam de forma mecanizada, pela falta demelhores informações e formações dos professores pelo potencial do educando e de suas experiências cotidianas, incluindo as brincadeiras e os jogos entre outros que quando valorizadas certamente facilitariam a aprendizagem. Essa forma dirigida de educação dificulta a integração aluno e escola, já que muitas vezes distanciava da realidade social, cultural e econômica da criança, refletindo assim, noseu desenvolvimento cognitivo.
Nos tempos atuais ainda existem muitas escolas que funcionam no sistema tradicional de ensino, limitando a ação educativa do educando, deixando de incluir no planejamento educacional, atividades que priorizem os movimentos livres e espontâneos do educando. Outras, embora usando métodos tecnológicos modernos, também inibem o lado criativo do educando, causandomuitas vezes prejuízo na aprendizagem.
Segundo PIAGET (1994), o conhecimento implica uma série de estruturas construídas progressivamente através de contínua interação entre o sujeito, o meio físico e o social, portanto o ambiente escolar deve ser estimulante e favorecer essa interação, e para isso, deve o projeto político pedagógico da escola, estar fundamentado numa proposta de trabalho quetenha como características: processos dinâmicos subjacentes à construção das estruturas cognitivas.
Quando dizemos que a escola não valoriza o lúdico, queremos dizer que o brincar é uma atividade não produtiva, pois não gera lucros, nem produz objetos de valores próprios da sociedade em que vivemos. Historicamente a pré-escola vem convivendo com duas situações extremas: ou é um mero espaço...
tracking img