O trabalho do gerente executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Artigo:

O Trabalho executivo: uma visão geral e Crítica.






































1. Enfoques Tradicionais
De acordo com Taylor e Fayol em 1911, a capacidade gerencial pode ser obtida da
mesma forma que a capacidade técnica na escola. Mais tarde Mitzemberg definiu Administração como uma ciência e uma profissão, e durante o séculohouveram várias tentativas de definições sobre o papel do gerente executivo afim de defini-lo como uma profissão similar a Engenharia, Medicina, etc.

O primeiro estudioso a tentar definir este conceito foi Chester Bernard. Era um executivo em tempo integral, escreveu um livro em 1938 chamado The Funtions of the Executive, tratando e definindo os papéis do executivo nas organizações, osrelacionamentos entre organizações formais e informais. Exercendo forte influencia inclusive atualmente, seu conceito, junto com o de Elton Mayo tem como base que a principal função do administrador é gerir os valores da organização indo totalmente contra a definição de Taylor e Fayol que defendem a idéia da administração ser uma ciência exata capaz de ser aplicada por um conjunto de regras.

Já em1945, Herbert Alexander Simon publicou a obra “teoria decisória da gerência”. A obra reflete uma nova forma de abordagem comportamental., pois demonstra a maneira em que as pessoas decidem e como a administração pode influenciar este processo decisão. Este ponto é crucial que diferencia a teoria de Simon do behavorismo clássico, e assim surge a primeira definição de caracterizar os processosadministrativos como processos decisórios. Simon vê o homem “como um ator econômico bombardeado por escolhas e decisões, mas possuindo um estoque limitado de informações e capacidade de processamento.” Na sua visão, a organização é um sistema de decisão onde a pessoa
participa de forma racional e consciente, escolhendo entre alternativas mais ou menos
racionais”. Neste sentido, Simon concordava comTaylor e Fayol sobre a questão racionalista da administração, definindo um sistema social cooperativo, onde as pessoas interagem de forma coordenada (pelos gerentes), na busca de objetivos comuns sempre com ameaças externas e não devem existir conflitos de natureza interna, tornando-se uma abordagem conservadora e antiquada, pois entende o desequilíbrio como um mal indesejado ao sistemacooperativo, implicando que as diferenças de interesses não são aceitáveis pela teoria do equilíbrio.

De acordo com Edmundo Escrivão Filho, Mintzberg foi o único a desafiar a teoria de Fayol sobre “Natureza do Trabalho Administrativo”. Para ele, o trabalho administrativo definido pelos clássicos são folclores e não condizentes com a realidade. Neste contexto, a imagem do executivo trancado por horasem sua sala na realização de um planejamento é pura ficção. Suas atividades são caracterizadas pela brevidade, variedade e fragmentação em conseqüência de ser um respondente, em tempo real, das pressões do cargo. O planejamento é implícito, uma reprogramação de seu dia de trabalho ocorre freqüentemente. A variedade de tarefas e a preferência pelo contato verbal intensificam as relaçõesinterpessoais. Inclusive, ilustra uma situação de uma solicitação de cancelamento de um fornecedor. Se dependesse de um relatório de 200 páginas¿ Nesta situação, frisa uma conversa não programada mesmo que informal durante um café teria mais eficiência e agilidade na transmissão de informações do que quase meio dia de leitura de relatórios. Ou seja, a rede de contatos interpessoais forma uma organizaçãoinformal de transmissão de informções que alimenta a decisão executiva. Assim formula que os papéis na organização seriam definidos como:
1) PAPÉIS INTERPESSOAIS: representativo; líder; contato; 2) PAPÉIS INFORMACIONAIS: monitor; disseminador; porta-voz; 3) PAPÉIS DECISIONAIS: empreendedor; solucionador de distúrbios; alocador de recursos; negociador.
Porém o autor deixa claro que: “dizer que os...
tracking img