O trabalho da vigilancia sanitaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE PARANAENSE DE ENSINO E INFORMÁTICA - SPEI
ABC BONN IN COMPANY LTDA
PÓS-GRADUAÇÃO EM MBA GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS MATERIAIS


MAIARA DE SOUZA KLOSS









O TRABALHO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA






























CURITIBA
2010
MAIARA DE SOUZA KLOSS

















O TRABALHO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIACURITIBA
2010
MAIARA DE SOUZA KLOSS




















O TRABALHO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA




Trabalho de Conclusão apresentado ao Curso de Pós-Graduação lato sensu em “MBA GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS MATERIAIS”, chancelado pelo Centro de Pós-graduação da SociedadeParanaense de Ensino e Informática – SPEI – em parceria com a ABC BONN IN COMPANY LTDA, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em MBA GESTÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS MATERIAIS





Orientador: Prof.ª Dra.-PhD. - Zita Lago




















CURITIBA
2010
SOCIEDADE PARANAENSE DE ENSINO E INFORMÁTICA - SPEITERMO DE APROVAÇÃO



“O TRABALHO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA”





MAIARA DE SOUZA KLOSS







NOTA_________






































CURITIBA
2010




RESUMO

O presente artigo consiste em um pouco do trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária (Visa) no Distrito do Portão, um dos nove distritos do município deCuritiba. Para tanto, torna-se necessário primeiramente, percorrer a trajetória da Visa na Secretaria Municipal de Saúde, onde ocorreu a descentralização como forma de colocar a Vigilância como parte da cidade, integrando-se de forma colaborativa com todos os setores, e todos os profissionais envolvidos na questão, tendo como objetivo máximo a proteção e promoção da saúde da população. Em seguida,expor a área de abrangência deste serviço, indo desde a produção ao uso de produtos e serviços, sempre levando em conta a saúde dos cidadãos. É relatada a importância da formação de uma consciência sanitária, onde os usuários conheçam seus deveres e saiba avaliar os riscos a que estão expostos.

Palavras chave: Vigilância Sanitária.1. INTRODUÇÃO

A expressão “Vigilância Sanitária” é um termo que causa duvida às pessoas que o escutam pela primeira vez. Vigilância, em saúde publica, é um termo relativamente novo, onde temos a observação continua da distribuição e da tendência de doenças, avaliação de dados de mortalidade e morbidade. Mas se olharmos para o sentido básico da palavra, nada mais é, do que entender o quese passa, em relação a doenças ou em relação a qualquer outra coisa. Já “sanitário”, é uma palavra que o pessoal da área não gosta muito; lembram WCs, água sanitária, coisas do tipo.
Buscar a saúde e escapar da dor, alimentar-se bem e ressaltar a beleza do corpo são anseios genuinamente humanos. Por isso, das ervas medicinais aos remédios de ultima geração, curar e alimentar ou embelezar,sempre deu poder. Mas também jamais deixou de implicar deveres e responsabilidades. Assim, logo ficou claro que era preciso vigiar (e, quando fosse o caso, punir) profissionais, instituições e empresas cujo trabalho, ou os produtos, se destinam ao consumo dos seres humanos – seja para medicá-los, alimentá-los ou embelezá-los.
Não chega a ser surpresa, portanto, o fato de a história dasaúde publica ser, em boa parte, a história da vigilância sanitária. Surgida para prevenir ou diminuir riscos provocados por problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, ou originados de doenças infecto-contagiosas, a vigilância também fiscaliza quem fabrica, distribui e vende produtos cujo propósito é alimentar, embelezar ou medicar seres humanos.








2. ENTENDENDO A...
tracking img