O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O TRABALHO COOPERATIVO NUM CONTEXTO DE SALA DE AULA

Os novos programas de matemática tem influenciado, nos últimos anos, o conceito de aprendizagem. As teorias Piagetiana e Vygotskianamarcaram o desenvolvimento nessa área e relacionaram-na ao trabalho cooperativo na sala de aula. Outros pensadores também deram suas contribuições.
Existem diferenças entre trabalho (emsala de aula) cooperativo e colaborativo. No trabalho cooperativo os alunos aprendem e trabalham juntos, possuem objetivos de grupo. O trabalho cooperativo oferece várias possibilidades de aprendizageme resolução de problemas em conjunto. Já no trabalho colaborativo os alunos trabalham separadamente, assumindo cada um, um papel diferente. Trabalhando a matemática cooperativamente, os alunos lidamcom problemas que podem estar além das possibilidades de cada um dos alunos trabalhando individualmente. A matemática é mais bem aprendida num processo de interação e ajuda mútua, onde é mais fácilde ser solucionada quando é discutida, explicada, falada, fazendo com que os alunos se sintam mais a vontade.
Vygotsky criou o termo ''zona de desenvolvimento proximal'' (ZDP). A zona dedesenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que uma criança é capaz de fazer hoje com ajuda dos outros, ela conseguirá fazer sozinha amanhã. A zona dedesenvolvimento proximal refere se o caminho que o individuo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas.
Tanto o trabalhocooperativo quanto os pensamentos de Vygotsky levam a crer que a aprendizagem deve estar presente em todo e qualquer tipo de atividade e não somente em casos de ensino explicito. Não existeaprendizagem se não existir atividade, o aprendizado, onde quer que aconteça, ocorre na forma prática. Para Lave, tal como para Vygotsky a aprendizagem é socialmente situada pois aprender é um processo que...
tracking img