O TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO EM MARX

Páginas: 2 (295 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
Para Marx o trabalho como principio educativo parte da afirmativa em que, o caráter, é o grande responsável pela formação do trabalho e da educação, na ação dotrabalho e da educação que promove também um caráter humanizador para desenvolver toda potencialidade do ser humano.
Marx critica o sistema de trabalho que é imposto pelaburguesia. Este sistema de trabalho está alienando o trabalhador, explorando fazendo do trabalhador uma mercadoria que pode ser trocada por um mísero salário no fimdo mês, além da falta de meios para que o mesmo possa trabalhar. Ou seja, na maioria das vezes existe uma exploração enorme da burguesia para com o proletariado.
Noséculo XX um novo tipo de escola foi criado. São as escolas politécnicas que tem como objetivo de formar cidadãos em todos os aspectos. Físico, mental, intelectual,politico... Dentre outros. Tentando combinar estudo e trabalho. Historicamente a elite sempre predominou, e sempre se preocupou em repassar que suas atividades ou seugoverno sempre esta as mil maravilhas, que esta tudo bem. A burguesia diz que. A educação é ou tem que ser igualitária, mas isso só acontece nos papéis e nosdiscursos, por que na realidade, os filhos dos trabalhadores, e dos pobres é oferecida e implantada uma educação que não é universalizada.
Marx buscou sempre mostrar que oprincipio educativo deve ser trabalhado na exploração e aperfeiçoamento da potencialidade do ser humano, seu intelectual, seu senso critico, politico dentre outrasespecialidades. Além de a educação ter que ser igualitária a todos, e não só as classes dominantes que são em grande parte uma minoria que sempre são privilegiados.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marx Trabalho No Processo Educativo
  • O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A EDUCAÇÃO PROPOSTA PELOS SOCIALISTAS: Marx e Gramsci
  • Trabalho como principio educativo
  • O trabalho como principio educativo frente às novas tecnologias
  • O TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS
  • princípio educativo
  • Princípios educativos gregos
  • Pesquisa como principio educativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!