O trabalhador de enfermagem e a orientação ao uso dos epi´s.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO 3
2.1 A SAÚDE DO TRABALHADOR 4
2.2 NR-6 NORMA REGULAMENTADORA 4
2.3 O RISCO QUE O TRABALHADOR DE ENFERMAGEM ESTA EXPOSTO 4
2.4 BIOSSEGURANÇA 4
2.5 ORIENTAÇÃO DO ENFERMEIRO 5
2.6 CONCLUSÃO 6
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

.

INTRODUÇÃO

.

Equipamentos de Proteção Individual permitem aos profissionais da equipe de enfermagem exercer oscuidados aos pacientes de forma segura, não colocando em risco a saúde do paciente e zelando pela integridade física dos mesmos. O estudo evidência que os profissionais da área de saúde, no exercício de suas funções, estão sujeitos a riscos, tendo necessidade de utilizar os EPIs para prevenir o aparecimento de doenças e a ocorrência de acidentes de trabalho. Historicamente, os enfermeiros nãoeram considerados como categoria profissional sujeita a alto risco de acidentes de trabalho, mas a preocupação com a epidemia de HIV/AIDS enfatizou a necessidade do uso rotineiro de luvas ao lidar com fluidos corporais.
A partir daí cresceu o reconhecimento dos riscos biológicos devido à exposição a fluidos corporais, a ferimentos percutâneos e a contatos com membranas, mucosas oupele através de rachaduras ou dermatites (NISHIDE; BENATTI, 2004).Os profissionais da equipe de enfermagem são responsáveis por prestarem os cuidados adequados aos pacientes e por promoverem e preservarem a saúde. Vieira et al (2008)apud(SÊCCO; GUTIERREZ; MATSUO, 2002).No entanto o profissional de enfermagem está negligenciando a própria saúde e a dos pacientes, quando deixa de usar os epis ou usade forma incorreta.



.



2 CONCEITO

2.1 A SAÚDE DO TRABALHADOR

Mauro et al,(2010) ressalta que toda situação de risco requer o reconhecimento das condições de trabalho para o desenvolvimento das técnicas de prevenção .Assim ,a identificação e avaliação da exposição a riscos é o ponto de partida para o planejamento das atividades preventivas visando o controle oueliminação ou minimização da situação para .
Para evitar o risco ou combate-lo,é necessário conhece-lo ,obtendo-se as informação necessárias para que a organização esteja em condições de tomar decisões apropriadas e necessárias ,e adotar medidas preventivas apropriadas a cada setor de trabalho em parceria com os trabalhadores.(MAURO et al 2010).
Nesse sentido ,a saúde dos trabalhadores abrange umcampo especifico da aérea de saúde publica no Brasil ,que procura através de procedimentos próprios ,com a finalidade de promover e proteger a saúde das pessoas envolvidas no exercício do trabalho .Assim ,voltada pra a saúde do trabalhador ,tem-se a portaria n.37 de 6/12/2002,que institui uma norma regulamentadora (NR)32,que trata especificamente da Segurança e Saúde do trabalho nosestabelecimentos de assistência a saúde .(CARVALHO ,et al 2009).
O termo saúde do trabalhador refere-se a um campo do saber que visa compreender as relações entre trabalho e processo saúde-doença. Nesta acepção, considera a saúde e a doença como processos dinâmicos, estreitamente articulados com os modos de desenvolvimento produtivo do termo saúde do trabalhador referem-se a um campo do saber que visacompreender as relações entre trabalho e processo saúde-doença.
Nesta acepção, considera a saúde e a doença como processos dinâmicos, estreitamente articulados com os modos de desenvolvimento produtivo da humanidade em determinado momento histórico. Parte do princípio de que a forma de inserção dos indivíduos nos espaços de trabalho, contribuem decisivamente para formas especificas de adoecer emorrer (BRASIL, 2002).
Carvalho et al 2009, considera ainda que esses aspectos .no ambiente hospitalar ,o risco é uma ou mais condições de uma variável com potencial necessário para causar danos .De acordo com a NR-9 do Ministério do Trabalho e Emprego ,os riscos de acidente podem ser classificados em físico (calor ,iluminação e artigos cortantes);químicos (soluções químicas e a...
tracking img