O TEÓLOGO COMO FORMADOR DE OPNIÃO

4298 palavras 18 páginas
ITQ - INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
NOME

INTRODUÇÃO À TEOLOGIA:
O TEÓLOGO COMO UM FORMADOR DE
OPINIÃO PERANTE A SOCIEDADE

CIDADE
2013

RESUMO

Este estudo tem por principal objetivo analisar os critérios e características que os teólogos precisam ter para formar opiniões perante a sociedade sem deixar de lado o valor da sua devida função como teólogo, esclarecer, aconselhar e orientar seus fies sempre na direção do Espírito Santo. No meu caso, acrescentaria que, como Teólogo, não posso perder de foco a “palavra de Deus”, tendo cuidado de cumprir nossa missão de discípulo de Jesus, ou seja, pregar as “boas novas”.

Palavras-Chaves: Deus, Teologia, Opinião

A teologia é muito mais que falar sobre Deus ou conhecer a Deus, e o saber a partir de Deus. Não haveria teologia se Deus não se revelasse a nós, ou não haveria nenhum conhecimento se o homem não se dispusesse ouvir e a crê nas coisas celestiais.

A influência da teologia nos dias de hoje é muito forte, pois quanto mais o ser humano sabe sobre as coisas de Deus mais ele se conscientiza que terá que prestar contas de seus atos, por esse razão a bíblia nos alerta em buscar o saber, pois ele nos leva a viver em santidade.

Nesta vertente passamos definir teologia, como teologia e ciência se relacionam, quais traços da ciência a teologia adotou e a teologia contemporânea.

Nele vamos ver submissão da ciência à teologia, surgimento dos conflitos, solução intermédia da harmonização apologética, o momento da ruptura: positivismo da ciência, traços da Ciência na teologia, criticidade, dinamicidade, sistematicidade, vamos abordar com mais detalhes as teologias contemporâneas como a teologia da esperança, teologia do mito, a teologia do cristianismo sem religião, a teologia do evolucionista.

1. INTRODUÇÃO

Para uma melhor compreensão, vamos definir o que é

Relacionados