O texto descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* INTRODUÇÃO

A descrição é um tipo de texto que procura retratar, através de palavras, as características de uma pessoa, de um objeto, de um animal, as partes e aspectos de um cenário, de umacena, de um objeto, de uma situação, até mesmo de um sentimento, de uma paisagem ou de uma situação qualquer. Dessa forma o enunciador faz com que o leitor ou ouvinte se aproxime o máximo possível daquiloque ele pretende apresentar: personagens, estados, ambientes, paisagens.
Um bom texto descritivo é aquele que permite que o ser descrito seja identificado pelo que ele tem de particular, decaracterístico em relação aos outros seres da mesma espécie.

* CARACTERÍSTICAS DE UM TEXTO DESCRITIVO:

1. Não é importante a ordem dos relatos, portanto, não há progressão temporal.
2. Não traztransformações nos seus relatos.
3. É um texto figurativo (composto por termos concretos).
4. Todas as ocorrências são simultâneas. Se inverter a ordem dos relatos, nada muda.
5. Predominam verbos deestado. (ter, estar, sustenta, ser, etc). Os tempos verbais predominantes são o presente e o imperfeito.
Há descrições que são puramente técnicas (científicas) - aquelas que se limitam a mostrar apenascaracterísticas e funções dos objetos; outras as que incluem emoções no conteúdo são as literárias (subjetivas). Os textos narrativos trazem também partes descritivas, principalmente na apresentaçãodo cenário. Há autores que usam tanto a narração quanto a descrição para compor seus textos - misturam os procedimentos descritivos ao discurso indireto livre, ou seja, ao estado mental dospersonagens, o qual ele capta.

Exemplo:
“Da janela de seu quarto podia ver o mar. Estava calmo e, por isso, parecia até mais azul. A maresia inundava seu cantinho de descanso e arrepiava seu corpo... estavamuito frio, ela sentia, mas não queria fechar a entrada daquela sensação boa. Ao norte, a ilha que mais gostava de ir, era só um pedacinho de terra iluminado pelos últimos raios solares do final...
tracking img