O terminal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sinopse

O filme conta a História do Homem (Viktor Narvorski) originário de um país do leste europeu - a Krakozhia - que viaja à cidade de Nova York para realizar o sonho de seu pai. Durante aviagem, há uma guerra civil na Krakozhia e o atual governo é derrubado. Quando Viktor desembarca, tem sua entrada nos Estados Unidos embargada pelo motivo de seu passaporte ter perdido a validade, pois onovo governo de seu país ainda não havia sido reconhecido pela nação norte-americana.
Devido ao golpe de estado em seu país, Viktor não poderá retornar ao seu país e então viverá durante nove mesesem um terminal em reforma do aeroporto John Fitzgerald Kennedy (JFK), onde enfrentará um grande desafio - o da comunicação.

Análise

A produção nos remete ao mundo da comunicação, em todos osníveis de linguagem: Verbal (a palavra escrita e/ou falada), não verbal (gestos, movimento, pintura, etc.) e mista (como as placas de sinalização). O Terminal demonstra a importância da comunicação e anecessidade de domínio da língua, principalmente do código local (no caso do filme, a língua inglesa) para a nossa própria sobrevivência.
O protagonista - Viktor Narvorski - fica “preso” quase um ano desua vida no aeroporto, sem ter acesso ao conhecimento da lei e do direito. Não porque lhe omitem, mas pelo fato do personagem desconhecer o código local, fundamental para a comunicação.

O filmenos retrata importantes aspectos da comunicação, como por exemplo, as placas sinalizadoras, em que o indiano - Gupta Rajan - se diverte ao ver as pessoas caírem por não prestarem atenção no aviso“Cuidado, Piso Molhado”; sinalizações que passam despercebidas aos olhos das pessoas diariamente.


Há uma cena que nos mostra a poderosa força da comunicação, quando um estrangeiro originário de um paísfronteiriço com a Krakozhia desembarca no JFK de um vôo vindo do Canadá e há um problema burocrático no qual não poderia levar o remédio supostamente para seu pai, mas, quando Viktor é chamado...
tracking img