“O tempo e o lugar de uma didática da educação física”,

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERISDADE DO VALE DO ITAJAI
CURSO DE EDUCAÇAO FÍSICA- BIGUAÇU
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇAO FÍSICA

ACADEMICOS: João Milton Macedo Jr

1) Analise as citações retiradas do texto “O TEMPO E O LUGAR DE UMA DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA”, e explique-as conforme as idéias do autor

A) “Ainda bem que a teoria na prática é outra, pois permite que o “prático” seja autor de sua prática e nãomero reprodutor do que foi pensado por outros. A prática precisa ser pensante (ou reflexiva)!” (p.27)

As teorias precisam ser mudadas na pratica, na verdade desvaloriza a pratica em vez da teoria
Porque traz, exatamente a idéia de que ha pratica se a teoria funcionasse. Um professor não deve aplicar teoria na pratica e, sim (re)construir (reinventar) sua pratica com referencia em ações e emreflexões. È fundamental que essa apropriação de teorias se dê de forma independente e critica.

B) “Quando falamos da teoria como orientadora da prática, normalmente nos referimos a ela como uma instância prescritiva de procedimentos/ações (pelo menos na perspectiva que tem sido chamada de técnico-racional), ou seja, temos a expectativa de que a teoria decida por nós, como agir – indique omelhor caminho, a melhor técnica ou tecnologia .“ (p.27)

Uma teoria da ação didático-pedagógica não pode satisfazer esse tipo de expectativa. Se o fizer, será pedagogicamente desastroso. Além do mais, as teorias pedagógicas envolvem elementos que extrapolam o âmbito da chamada racionalidade técnica, é exatamente aí que ela solicita a intervenção mais propriamente do professor. Assim, comoprofessores, nossa relação com a teoria precisa ser mediada. Nessa perspectiva, espera-se da teoria que ela seja coerente, lógica, preveja o comportamento das coisas. A prática, por sua vez, é repleta de expressões, motivações não-racionais, embora também encerre elementos lógico-racionais e previsíveis.

C) Conforme Schön (1998, p. 47), “Nos tornamos cada vez mais conscientes da importância para aprática concreta de fenômenos como complexidade, incerteza, instabilidade, caráter único e conflito de valores, que não se encaixam no modelo da racionalidade técnica”(p.28)

A didática um núcleo duro das discussões e preocupações da pedagogia, com a conseqüente valorização, do cotidiano, não está sendo feito no âmbito dos estudos educacionais a partir das premissas da didática tecnicista. Alinearidade do pensamento técnico-instrumenal está dando lugar à complexidade, à idéia de uma certa imprevisibilidade da prática, o que tem implicações fundamentais para o planejamento das ações docentes, para o tipo de conhecimento necessário para a formação dos docentes.

D) “A preparação e o planejamento são, logicamente, necessários, mas eles não devem se pautar nos elementos da didática para a priorideterminar a prática (irrefletida) a ser desenvolvida, e sim o contrário. A realidade que a prática expressa deve alimentar a didática por meio da reflexão num contínuo exercício de prática-reflexão-prática... e não o contrário (CONTRERAS DOMINGO, 1999a, 1999b, 2003).”(p.29)

passam a ter sentido quando o professor se percebe como sujeito autônomo e com autoridade para desenvolver sua práticapedagógica que é fruto de sua autoria docente. É fundamental que o professor reconheça sua autoridade como elemento vital de sua prática pedagógica

E) “Nossa pretensão foi a de refletir e apresentar argumentos a favor de uma compreensão de didática que leve o professor a perceber-se e constituir-se como autor de sua prática pedagógica, imbuído de autonomia e autoridade.”(p.34)

Estárelacionada com uma perspectiva na qual os professores devem buscar construir e conquistar sua competência didático-pedagógica para desenvolver sua prática pedagógica.
Que no cotidiano escolar de modo que não permita que os professores sejam constantemente reféns tanto dos especialistas/experts (pesquisadores do âmbito acadêmico-universitário) que produzem uma literatura acadêmica que se converte em...
tracking img