O tempo na escrita da história

Páginas: 9 (2042 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
O TEMPO NA ESCRITA DA HISTÓRIA

Marcos Alfredo Corrêa[1]

RESUMO:

Com este artigo busca-se demonstrar a importância do tempo para a escrita da história. Pensar o tempo na história é fazermos exercícios de rompimentos com noções temporais acorrentadas em nosso dia a dia. É identificar o saber que temos sobre o tempo, é entender porque tal saber se constituiu a partir de determinadosreferenciais explicativos da realidade. Trabalhar o tempo enquanto noção básica de aprendizagem histórica é estabelecer relações cognitivas entre a forma de como pensar e viver. Por outro lado trabalhar com o tempo e instigante e nos leva a compreender que vivemos em uma sociedade cujo passado é entendido de forma desarticulada do presente. Assim nesse cenário, o papel dos historiadores e, portanto, assuas escritas tornam-se fundamentais na elaboração de mecanismos geradores de consciência histórica e de formação dos conceitos de tempo na e para a História. Destaca-se a importância da Escola dos Annales para a formação dos novos historiadores, que ao longo do percurso vão demonstrar a extrema importância de considerarmos as diferentes temporalidades na investigação e escrita da história. Nossoobjetivo com este artigo foi o de apresentar algumas reflexões sobre a importância da categoria tempo e, de modo simples e didático sugerir possíveis caminhos para um estudo mais significativo da História.

PALAVRAS–CHAVE: Tempo, Categoria, Escrita, Annales

INTRODUCÃO:

Pensar sobre o tempo na História é fazer um exercício sobre como romper com essa concepção que está há muito tempoancorada em nossa vida e no nosso cotidiano, e pensar no tempo por nós vivido e percebido como tal, compreender que as noções que temos e construímos sobre o tempo, inclusive quanto ao seu caráter cíclico e renovador, são representações elaboradas por homens e mulheres de diferentes épocas, a partir de determinados contextos e necessidades. É identificar que o saber que temos acerca do tempo histórico seconstruiu a partir de determinados referenciais explicativos da realidade daquele momento especifico, é compreender que este saber é um longo processo de aprendizagem que nos é ensinado cotidiana e silenciosamente e, por isso, passamos a conceber as noções de tempo como se fossem naturais e não resultados de longos processos históricos.

Trabalhar o tempo enquanto noção básica de aprendizagemhistórica, e estabelecer relações cognitivas entre a forma de como pensar e viver, compreendendo este pensar e viver, para que se possa aprender sobre formas diferentes de pensar e viver, para aquém e além do seu próprio tempo vivido. A temporalidade histórica deve ser buscada segundo Fernand Braudel na, “duração social, esses tempos múltiplos e contraditórios da vida dos homens que são não só asubstância do passado, mas também a matéria da vida social atual” (BRAUDEL, 1990).

TEMPO: CATEGORIA FUNDAMENTAL DA HISTÓRIA.

O tempo não é um assunto especifico da História e ocupa, com destaque, as reflexões no campo de outras disciplinas (Física, Geografia, Artes, etc.), dentre outras áreas do conhecimento. No que diz respeito à área de História pode-se dizer que é a perspectiva detemporalidade que caracteriza o que chamamos de conhecimento histórico. Le Goff e Pierre Nora, vão nos dizer que a História e um sistema de explicação das sociedades pelo tempo, Marc Bloch, que a História é a ciência do homem no tempo ou o estudo das mudanças na duração do mesmo, Fernand Braudel enfatiza a necessidade de entrecruzar a duração e o ritmo da História, para entendermos a complexidade dosmovimentos de continuidade e rupturas na História. O tempo é a categoria principal com a qual o historiador trabalha porque, ele somente pode construir conhecimentos sobre o passado, a História, a partir do tempo presente.

Necessário se faz formular as indagações no presente para ir ao passado em busca de respostas a esses questionamentos, porém para o historiador não se perder na vastidão do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento “TEMPO, HISTÓRIA E A ESCRITA DA HISTÓRIA: A ORDEM DO TEMPO”
  • A historia da escrita
  • Escrita da história
  • A escrita da história
  • Historia da escrita
  • A historia da escrita
  • História da Escrita
  • A História da Escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!