O teleteatro e a aprendizagem em sala de aula.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 76 (18821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NILDSON JOSE BALDWIN ALBERGARIA VELOSO DO SACRAMENTO








O TELETEATRO E A APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA





SALVADOR – BA
2012
NILDSON JOSE BALDWIN ALBERGARIA VELOSO DO SACRAMENTO








O TELETEATRO E A APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA.



Monografia apresentada ao Curso de Pós
Graduação em Planejamento Escolar e Docência do EnsinoSuperior da Escola Superior Aberta
do Brasil (Esab) como requisito para obtenção do
título de Especialista em Planejamento Escolar e docência do Ensino Superior, sob a
orientação da Profª. Ma. DIONISIA FEROLLA VAREJÃO.










Salvador- BA
2012

NILDSON JOSE BALDWIN ALBERGARIA VELOSO DO SACRAMENTO






O TELETEATRO E A APRENDIZAGEM EM SALA DE AULASalvador – BA
2012
DEDICATÓRIA



Para minha mãe que sempre foi uma leoa na defesa de sua cria, buscando o melhor para ela e incentivando nas escolhas fossem elas quais fossem.

Aos meus filhos Thiago, William e Thiara e meus netinhos Isaac e Samantha que me fazem pensar que existe o amanhã.


































AGRADECIMENTOSAgradeço primeiramente a Deus por me dar o prazer de viver a vida com aprendizados constantes.
Agradeço ao professor Geraldo Seara que por muitas horas parava seus afazeres para bater um papo comigo sobre Novas Tecnologias e outros assuntos ligados à Educação.
Agradeço também a professora Joalva Morais por suas dicas e revisão ortográfica.
A Marcus Leone e Geize Gonçalves pela força sempre quesolicitei.


































“Educar significa levar de um lugar para o outro”
Novaski





.


































RESUMO


Este trabalho tem como tema O Teleteatro e a Aprendizagem em Sala de Aula, e faz uma reflexão sobre a utilização desse produto em sala de aula agregando a ele asnovas tecnologias da informação no processo de ensino-aprendizagem, não pretendendo em nenhuma hipótese substituir as aulas de teatro nas escolas.

Foi feita aqui uma explanação sobre a história do Teatro, Televisão, Radioteatro e Teleteatro, para que pudéssemos compreender melhor a trajetória de cada item e assim, podermos acompanhar com mais tranqüilidade a evolução do trabalho ora citado.Na pesquisa busquei saber se de fato houve mudanças positivas nesse processo pois, o interesse pelo teleteatro em sala sempre foi grande devido as telenovelas no país, então, agora com os recursos do audiovisual à mão de todos essa atividades se tornou muito mais acessível. A questão era saber o quanto cresceu em sala de aula o aprendizado e interesse por diversos conteúdos das disciplinasescolares. Para isso fizemos um questionário com alunos da Rede Estadual de educação da Bahia que participaram das gravações do Teleteatro da TV Anísio Teixeira da SEC para saber se o evento trouxe benefícios para a sala de aula.

O resultado da pesquisa confirmou o que eu já tinha percebido diante dos comentários de diversos professores das escolas que fizeram parte do evento como plateia: Aparticipação deles nas gravações ao vivo teve um impacto muito importante para a qualidade de aprendizado.

Na pesquisa também foi observada que a faixa etária de 14 a 17 anos foi a que mais se identificou com o teleteatro. Justamente uma faixa que está no período do Ensino Médio e que busca nesse momento atividades que mais os interessem.

Foram feitos também alguns capítulos sobre as NovasTecnologias para que entendamos como uma arte de mais de cinqüenta anos pode – e deve - dialogar com o novo contribuindo um com o outro para um fim único que é a Educação.

Falamos também sobre a parte da equipe técnica que envolve o teleteatro no intuito de que o aluno conheça as diversas maneiras de participar dele e não apenas a de ator(atriz).









SUMÁRIO


1....
tracking img