O teatro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO CULTURAL
O TEATRO

Apesar de muita das vezes não receber o seu devido valor, o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa já que ele também nos faz conhecer um poucomais sobre a nossa própria cultura onde muito não dão o devido valor.
Teatro é uma linguagem universal. O teatro espelha a realidade onde está inserido, adapta-se e se modifica; passa obstáculos elimites com criatividade e serve como instrumento transformador. O teatro está intrinsecamente ligado ao processo de democratização. A própria palavra teatro vem do grego e significa “local de se ver”, umespaço público onde se podem revelar e discutir as questões essenciais da vida e preparar a pessoa para desenvolver reflexões necessárias para exercer seus direitos e deveres de cidadão. A ligaçãoentre o que significa ser humano e a prática teatral é tão profunda que a própria palavra pessoa vem de “persona”, cujo significado é a máscara grega usada pelo ator. (ROSENBERG, 2001).
Os exemplos decomo o teatro reflete os processos democráticos numa sociedade e de como pode ser usado como instrumento neste processo são inúmeros. A formação do ator depende da tradição teatral específica e darelação entre o teatro e a sociedade. Tem, por isso, um caráter diferente em sociedades diferentes.

“O mundo é um palco,
e todos os homens e mulheres, meros atores.
Têm suas entradas e suassaídas;
Cada pessoa na sua vida representa vários papéis.”
Jacques (o alter ego do autor) em Como Quiser, de William Shakespeare.

Um exemplo de teatro é o Stand Up Comedy; O Stand up até onde se sabesurgiu nos Estados Unidos, aproximadamente no século 19 (do ano 1801 a 1900), quando um grupo de pessoas (ou apenas uma pessoa também, depende do caso) era colocado no palco para falar bobagens ecoisas engraçadas para as pessoas que esperavam pelo começo de uma peça de teatro, a fim de o publico não ficar chateado por esperar e ir embora.

Mas mundialmente, ele foi popularizado só na década...
tracking img