O teatro no renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O TEATRO NO RENASCIMENTO
Quando a Idade média chegou ao final, a situação do teatro já era bem melhor e ia começar uma fase ainda mais propícia com o Renascimento, como é chamada a época que seseguiu às grandes navegações, aos descobrimentos de novas terras, à invenção da imprensa e divulgação das grandes obras da antiguidade, trazidas para os idiomas europeus. As universidades, que erampoucas na Idade Média, se multiplicam. Houve um florescimento extraordinário na arquitetura, da pintura, da escultura e também do teatro.

O TEATRO RENASCENTISTA NA INGLATERRA
O teatro da Renascençainglesa é um dos grandes marcos da história do teatro ocidental. Destacou-se tanto na época renascentista, que ganhou um nome próprio. Foi chamado elisabetano porque o melhor de sua produção apareceusob o reinado da rainha Elizabeth I (1558 – 1603), filha de Henrique VIII. O teatro elisabetano não se interrompeu com a morte da rainha.
O teatro elisabetano tem seu auge de 1562 a 1642. As peçascaracterizam-se pela mistura sistemática do sério e do cômico; pelo abandono das unidades aristotélicas clássicas; pela variedade na escolha dos temas tirados da mitologia, da literatura medieval erenascentista, e da historia; e por uma linguagem que mistura o verso mais refinado à prosa mais descontraída. Prevalecia o mais arraigado preconceito contra a profissão teatral, só exercida por homens. Ospapéis femininos eram representados por rapazes, que se vestiam como mulheres, imitando a voz e os demandes destas. Os atores eram considerados vadios e vagabundos. E, para não serem incomodados pelapolícia, tinham de obter a proteção de altas personalidades da nobreza britânica, que os empregavam como seus criados e, por isso, fora do palco, vestiam a libré da criadagem desses nobres.
Numaépoca em que o teatro religioso tendia a acabar e o drama culto difundido pelo humanismo renascentista fechava-se nas elites, William Shakespeare construiu uma literatura teatral bastante vinculada...
tracking img