O teatro lsb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA LINGUA DE SINAIS BRASILEIRA.





RESUMO



Esta pesquisa abrange o teatro na Língua de Sinais Brasileira, através dos conhecimentos de Charlie Chaplin o gênero do cinema mudo. O objetivo a ser alcançado é observar se a fusão entre a arte da representação e a Língua de Sinais Brasileira enquanto poética corporal no ensino deteatro trata-se de uma observação de caso no qual levantou questões acerca de acessibilidade no ensino das artes. Abordando assim a temática de forma qualitativa ou quantitativa observando os dados de fontes de informações, que serão bibliográficas, documental ou de campo, sendo esta obra elucidada por autores renomados. Através de aulas de teatro têm-se como método as técnicas da arte de circo,que são articuladas e que podem ser incluídas em Língua de Sinais Brasileira, lançando-se um olhar sobre os sujeitos surdos na tentativa de apontar em sua forma de comunicação, potencialidades corporais em comum com a técnica do palhaço, por exemplo.
O objetivo desta pesquisa torna-se um espaço de informação a respeito destes indivíduos, social e que até pouco tempo era culturalmenteesquecido pela sociedade, e que por outro lado são muito inteligentes e capazes na aprendizagem.





Palavras chaves: Teatro, Artes, Surdos, Representação.





















INTRODUÇÃO
A arte da representação (Teatro) é vista por muitos como arte menor, não recebendo o devido reconhecimento do seu papel na sociedade. Os surdos na sua cultura tambémsão historicamente subjugados e oprimidos por uma visão também universalista e homogênea, que tem como objetivo colocar todos em situação de equidade segregando os que não se enquadram nos padrões de “normalidade”.
Este tema atrelado a acessibilidade dentro da arte, tendo em vista o aprofundamento e a compreensão das particularidades aos sujeitos surdos que apreciam e fazem arte eco-relacionando as suas formas de expressão em busca de semelhanças com a figura do palhaço por exemplo.
Usamos como fonte o ator Charlie Chaplin e o filme “o circo”, o filme que não possui som, somente representação. A riqueza de detalhes, um trabalho minucioso e bem construído de cenas crônicas a partir de ações cotidianas, engraçadas ou não, que provocava alem de risos, comoção. CharlieChaplin foi um grande ator porque tem uma maravilhosa imaginação. Ele observa a vida e depois imagina uma porção de situações engraçadas ou tristes para comover o público.
Charlie Chaplin nasceu em 16 de abril de 1889, na Inglaterra, a saúde de Chaplin começou a declinar lentamente no final de 1960 e no dia 25 de Dezembro 1960 foi enterrado na Suíça.
Charlie Chaplin foi ator,diretor, produtor, humorista, escritor, dentre outras coisas, foi um dos atores mais famosos na era do cinema mudo, notabilizado pelo uso da mímica.
No começo do século passado Chaplin encantou o mundo sem utilizar uma única palavra, apenas usando gestos.
Hoje a generalidade de sua mímica, esta presente no desempenho dos mágicos que como ele continuam nos encantando com suasmisteriosas performanas.

Assim a linguagem gestual nos acompanha há muito tempo e é tão importante em nossa comunicação quanto à linguagem oral, pois a expressão corporal pode muitas vezes substituir a verbalização e se tornar uma linguagem completa.
Para chaplin a mímica é uma forma de exprimir pensamentos e sentimentos através de símbolos como gestos e sinais, assim elaintegra a ciência e a simboliza utilizando como meio de expressar o que se passa na mente e no campo emocional através das linguagens que não se vale de palavras.
Esse meio de expressão pode se resumir em uma simples brincadeira em jogo ou no teatro, fundamentando-se nos gestos como elementos expressivos. Chaplin afirma que é possível narrar uma historia ou relatar um evento se valendo...
tracking img