O surto dos tangomaos em consequência da carta régia de 1472

817 palavras 4 páginas
Trabalho de grupo da disciplina de História
Tema : O surto dos Tangomaos em consequência da Carta Régia de 1472

Elementos do Grupo :
Brayner Nº2
Dilma Nº 6
Eliane Nº 8
Flávia Nº 10
Ricardo Nº25
Índice
* Contextualização do povoamento da ilha de Santiago ; * Causas que levaram a implementação da Carta de Limitações de 1472; * Vantagens e consequências da sua implementsção; * Os Lançados ou Tangomaos ; * Conclusão ; * Bibliografia

Contextualização do povoamento da ilha de Santiago
A localização geográfica de Cabo Verde , mesmo frente à costa da Guiné , constituiu um factor decisivo para o seu povoamento (que iniciou pela ilha de santiago por ser a maior de todas e a que apresentava melhores condições , bons portos naturais e abundância de água ) , pois as ilhas poderiam servir como excelente ponto de escala , e ainda como trampolim para as incursões de reconhecimento e exploração da costa da África e do Sul do Atlântico.
Em 1462 , António da Noli chegou a ilha de Santiago , acompanhado de alguns membros da sua família e de portugueses de Alentejo e do Algarve. Instalaram-se na ribeira Grande , criando o primeiro núcleo de população. Entretanto , em 1466 esse povoamento era ainda insignificante . Segundo Sena Barcelos , dois religiosos , Frei Rogério e Frei Jaime , declaram ter encontrado a ilha distituído de povos exceptuando alguns genoveses que se limitavam a apanhar algodão no mato pois não existia traços de agricultura.
Assim, em 1466 D. Fernando informa ao seu irmão D. Afonso que já tinha começado a povoar a sua ilha (Santiago) há quatro anos mas que devido à distância que a separava do reino , os colonos não queriam vir viver nela sem grandes liberdades e previlégios.
D. Afonso , considerando que D. Fernando bem conhecia os benefícios que ambos podiam tirar do povoamento das ilhas , concedeu aos seus habitante a carta de previlégios de 1466 . Para o Padre António Brásio foi esta carte que permitiu a eclosão da

Relacionados