O surgimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Surgimento e história do movimento surrealista
O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, quemostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pelasociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. O pai da psicanálise, não segue os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, a família e a pátria.
O marco de início dosurrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto, foram declarados os principais princípios do movimentosurrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros.
Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pelaburguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária a lógica.
A arte surrealista se destacou principalmente em quadros, esculturas e produções literárias.As obras expressavam o inconsciente dos artistas e driblavam qualquer ideia do pensamento radical.
Os artistas do surrealismo que de destacaram mais na década de 1920 foram: o escultor italianoAlberto Giacometti, o dramaturgo francês Antonin Artaud, os pintores espanhóis Salvador Dalí e Joan Miró, o belga René Magritte, o alemão Max Ernst, e o cineasta espanhol Luis Buñuel e os escritoresfranceses Paul Éluard, Louis Aragon e Jacques Prévert.
Características do surrealismo
1-Exaltação dos valores oníricos;fusão do sonho com a realidade,numa especie de realidade absoluta denominada suprarealidade.
2- a realidade é falsa realidade,como o mundo objetivo é uma decpção permanente
3-o sonho é a consciencia profunda,é esperança e promessa,é automatismo sob o qual o pintor deixa correr o...
tracking img