O surgimento do serviço social

Páginas: 12 (2865 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

SABRINA APARECIDA MENDES DA SILVA

o surgimento do serviço social

Sete Lagoas
2010

sabrina aparecida mendes da silva

o surgimento do serviço social

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos históricos,teóricose metodológicos do serviço social I.

Prof.Rosane aparecida belieiro malvezzi

Sete Lagoas

2010

INTRODUÇÃO

O surgimeto do serviço social

O serviço social surgiu na europa, como uma profissão atrelada à ideologia e a doutrina social da Igreja Católica como resposta ao acerramento das contradições capitalistas em sua fase monopolista, parao controle da classe trabalhadora, como forma de amenizar tais problemas. A burguesia se apoia na Igreja e no Estado, a fim de racionalizar a assistência, nascendo, então a Sociedade de Organização da Caridade, que tinha como prática o Serviço Social. A Igreja, então fui se distanciando dos pobres e aliando-se á burguesia com a adesculpa da caridade e de ajudar os pobres, a Igreja então passa asubjugar a população e a defender os interesses da burguesia. O surgimento do Serviço Social no Brasil foi década de 30, período em que o capitalismo ingressava em sua fase monopolica, como fruto da iniciativa particular de varios setores da burguesia, fortimente respaldados pela Igreja Católica e tendo como referencial o Serviço Social europeu.

O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NA EUROPA,ESTADOSUNIDOS E BRASIL.

O capitalismo surgi na época do feudalismo na Europa no século XI ou século XV no qual a concentração dos meios de produçõa estavam apenas na minoria,a divissaõ do trabalho se dava aos donos dos meios de produçaõ e os donos da força do trabalho.Os burgos contolavam o mercado de trabalho etravés de seus monopólios,os centros de poder deslocam dos feudos para osburgos e quando mais acumulam riquesa maior era o seu poder político e econômico o que permite aos burgueses manter um controle exclusivo sobre o governo urbano, já no século XV.A política econômica de controle de mercado é altamente favorecedora dos monopólios, e assim os burgueses se tornam uma classe cada vez mais próspera.os séculos XIV até o XV são marcados por essa poderosa oligarquiaburguesa,que concentrava nas mãos do poder político e econômico,será assim por toda a europa.O trabalho assalariadoe a subordinação do trabalhador ao capital mercantil tornam-se frequentes capital. O desenvolvimento do capitalismo em sua face mercantil se fez acompanhar de uma força de trabalho assalariada e destituída de meios de produção,a trajetória do trabalhador se deu em lado oposto à da burguesia,poiso trabalho assalariado segnificava uma forma de se obter lucro para a burguesia e de acumular capital.

Com a revolução industrial os aperários por forças e lutas contraditórias e complexa se transformaram em proletáriado fabril,foi generalizada a separação do trabalhador em relação aos meios de produção.A organização capitalista de produção impôs a estes trabalhadores que estavamacostumados com o tempo de plantil e a colheta,a um novo ritmo de trabalho rigido e no ritmo das máquinas e pelo tempo de trablho regulado pelo relógio.O comércio da indústria e o aumento dos salários reais,o declínio das oportunidades de investimentos, a expansãodo exército proletário,ultrapassando a demanda de trabalho, a generalização da pobreza, o desemprego e a fome eram os reveladoresendicados de que o movimento gestacional da grande depressão estava em curso, a fusão dos sinticatos nacionais entre a décadas de 1850 e 1860,trouxe um novo impulso para o movimento dos trabalhadores europeus.

A Burguesia,a Igreja e o Estado uniram-se em um bloco político,tentando coibir as manifestações dos trabalhadores eurocidentais. Na Inglaterra, o resultado dessa união foi o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Surgimento do serviço social
  • Serviço social surgimento
  • o surgimento do serviço social no brasil
  • O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
  • Surgimento do serviço social no brasil
  • Surgimento do serviço social
  • Surgimento serviço social no brasil
  • o surgimento do servico social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!