O surgimento do planejamento urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O surgimento do planejamento urbano

Hannah Kauer¹
Maiana Lobo²


A expressão “planejamento urbano” surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos, com a intenção de analisar as cidades e amenizarseus problemas. Uma mudança importante refere-se ao reconhecimento do fenômeno urbano como algo dinâmico, a cidade é resultado de sua própria história e evolui com o tempo. A cidade passa a ser tratadacomo produto de um determinado contexto histórico, e não mais como um modelo ideal a ser representado pelos urbanistas.

Isso leva à segunda modificação introduzida pelo planejamento: a ênfasepassa da busca pelo modelo de cidade ideal e universal para a solução de problemas práticos e concretos, procurando estabelecer mecanismos de controle dos processos urbanos ao longo do tempo. O fococomeça a ser a cidade real, não mais a cidade ideal.

Outra mudança importante é a entrada efetiva de profissionais de diversas áreas do conhecimento, havendo uma redução no papel do arquiteto nodesenvolvimento das cidades. Dentro dessa nova concepção, o planejamento pode ser definido como o processo de escolher um conjunto de ações considerado as mais adequadas para conduzir a situação atual nadireção dos objetivos desejados.

Essa visão se opõe com a concepção mais tradicional, segundo a qual o urbanista deveria “projetar” a cidade. Porém, essa mudança se consolidou com a vinda doplanejamento sistêmico, que se determina como uma série contínua de controles sobre o desenvolvimento de uma área, auxiliados por mecanismos que buscam simular o processo de desenvolvimento de forma que essecontrole possa ser aplicado.
Segundo McLoughlin, a cidade é um sistema composto por partes intimamente conectadas. Por isso, para intervir nesse sistema não é mais suficiente o enfoque espacial dosarquitetos. Ao contrário, é necessário reconhecer o caráter dinâmico e sistêmico das cidades.

Partindo desse argumento, McLoughlin propõe uma seqüência de etapas que devem ser seguidas durante o...
tracking img