O surgimento do pensamento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
Curso de Ciencias Juridicas
Disciplina: Economia Politica
Professora: Natalia Martins
Aluno: Charles Vendramini Pizzetti
2° Semestre 2012


ROTEIRO DE ESTUDO II
O Surgimento do Pensamento Economico


Pense e Responda:

1- Discorra sobre a importância da sociedade grega para o desenvolvimento do pensamento econômico – considere osprincípios sociológicos, filosóficos e políticos ( ex. a organização em cidades, a democracia, o comercio, etc.).
R. Foi a partir do pensamento grego que se começou a discutir a diferença entre as classe, qual era a importância de cada um para a sociedade e como os problemas relativos às desigualdades poderiam ser tratados/resolvidos. Iniciou-se naquele tempo a discussão sobre como fazer aeconomia girar.

2- Como os filósofos gregos explicavam a economia?
R. Para os gregos a economia era algo que fazia mal, que tornava as pessoas gananciosas.

3. O Império Romano desenvolveu uma atividade comercial mais forte que a sociedade grega. Explique.
R. Os Romanos conseguiram isso devido ao fato de expandirem suas colônias, pois diferentes dos gregos a intenção dos Romanos era dominar osoutros povos, ser o maior império, enquanto aqueles usavam apenas o comércio como modo de se manterem.
3.1 - Porque mesmo diante das condições econômicas particulares do Império Romano o mesmo não produziu escritos econômicos significativos?
R. Porque os romanos apesar de ter sido um grande império, não foram grandes economistas, uma vez que não conseguiram manter tudo o que conquistaram, poisestavam mais preocupados com a conquista e a guerra do que com a administração dos bens.

4. Explique as diferenças das bases de controle e orientação do sistema econômico na Idade Média e no sistema capitalista de produção (ex. o papel da igreja, governo, leis, costumes).
R. Durante a Idade Média não era permitido “lucrar” pois a usura era considerada pecado e por isso juros era algo ilegal, aIgreja Católica detinha grande parte do poder econômico por ter muitas posses. Já no sistema capitalista o juros passa a ser permitido e recomendado, pois assim as pessoas poderiam lucrar com o que venderam e ganhar mais do que apenas o básico; a igreja perdeu parte do seu poder devido a reforma protestante.

5. Explique como os preços eram determinados no período medieval.
R. Como a economia erabaseada na troca e não havia a usura, determinava-se o valor de acordo com o peso.

6. Argumente sobre as diferenças da organização do sistema de produção econômica medieval e capitalista.
R. No sistema medieval não havia grande circulação de moeda, uma vez que o enriquecimento era algo proibido, então as pessoas produziam apenas para a subsistência. No sistema capitalista a moeda é oprincipal meio de comércio, quase não havendo o sistema de trocas e os homens passaram a enriquecer com as vendas que faziam.

7. Explique os contextos históricos, sociais, intelectuais, político e econômico que deram suporte ao surgimento do mercantilismo.
R. Os grandes pensadores econômicos concluíram que o estoque de metais preciosos constituiria a representação da riqueza do país, então decidiramque deveriam explorar as colônias e descobrir onde havia metais preciosos para estocar e acumular riquezas, logo, tornar-se mais poderosos.

8. Explique as bases da organização mercantilista.
R. Metalismo, Balança Comercial favorável, Protecionismo alfandegário, Intervenção do estado na ordem econômica, Monopólio e Colonialismo.

9. Explique as condições de determinação do lucro mercantilista.Como a inflação dos Séculos XVI e XVII influenciou nos lucros mercantis?
R. Para os economistas da época, o ouro e a prata determinavam a riqueza do país, o que fez a inflação aumentar para valorizar esses metais ficassem ainda mais valiosos. Sabendo que os metais estavam sendo cada vez mais valorizados, houve o aumento do interesse nas colônias de exploração.

10. Diferencie o significado...
tracking img