O surgimento da Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

O surgimento da sociologia
A Sociologia é uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, passa a cobrir, com a Sociologia,uma nova área do conhecimento não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social.
O surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e daconsolidação da civilização capitalista, representando a elaboração de um conjunto de pensadores.
Como ciência, a Sociologia tem de obedecer aos mesmos príncipios gerais válidos para todos os ramos de conhecimento científico, apesar das peculiaridades dos fenômenos sociais quando comparados com os fenômenos de natureza e, conseqüentemente, da abordagem científica da sociedade. Tais peculiaridades, noentanto, foram e continuam sendo o foco de muitas discussões, ora tentando aproximar as ciências, ora afastando-as e, até mesmo, negando às humanas tal estatuto com base na invabilidade de qualquer controle dos dados tipicamente humanos, considerados por muitos, imprevisíveis e impassíveis de uma análise objetiva.
A tarefa que os fundadores da sociologia  assumem é, portanto,  a de estabilização danova ordem.  Comte também  é muito claro quanto a essa questão. Para ele, a nova teoria da sociedade, que ele denominava de “positiva “  deveria ensinar  os homens a aceitar  a ordem existente, deixando de lado a sua negação.
Período Historico
O século XVIII pode ser considerado um período de grande importância para a história do pensamento ocidental e para o início da Sociologia. A sociedadevivia uma era de mudanças de impacto em sua conjuntura política, econômica e cultural, que trazia novas situações e também novos problemas. Conseqüentemente, esse contexto dinâmico e confuso contribui para eclodirem duas grandes revoluções – a Revolução Industrial, na Inglaterra e a Revolução Francesa
Procedendo desta forma, esta sociologia inicial revestiu-se de um indisfarçável conteúdoestabilizador, ligando-se aos movimentos de reforma conservadora da sociedade. A oficialização da sociologia foi portanto  em larga medida uma criação do  positivismo, e uma vez assim constituída procurará  realizar a legitimação intelectual do novo regime..
Algumas relações que a Revolução Industrial tem com a formação da Sociologia

A Revolução Industrial representou o triunfo da indústriacapitalista, capitaneada pelo empresário ou capitalista, que foi concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o seu controle, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos.
Cada avanço em relação a consolidação da sociedade capitalista representava a desintegração, o isolamento de costumes e instituições. A utilização da máquina na produção não apenas destruiu oartesão independente, este foi submetido a uma severa disciplina, a novas formas de conduta e de relações de trabalho.
Tais modificações não poderiam deixar de produzir novas realidades para o homem da época.A desaparição dos pequenos proprietários rurais, dos artesãos independentes, a imposição de prolongadas horas de trabalho, etc, tiveram um efeito traumático sobre milhões de serem humanos.
Estastransformações que possuíram um sabor de cataclismo, faziam-se visíveis nas cidades industriais. Estas cidades passavam por um vertiginoso crescimento demográfico, sem possuir no entanto,uma estrutura para isso.
As conseqüências da rápida industrialização e urbanização foram tão visíveis quanto trágicas: aumento da prostituição,do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, etc.Um dos fatos de maior importância relacionadas com a Revolução é o aparecimento do proletariado e o papel histórico que desempenharia na sociedade capitalista.
As manifestações de revolta dos trabalhadores atravessaram diversas fases, com a destruição das máquinas, atos de sabotagem e explosão de oficinas e roubos e crimes, evoluindo para a criação de associações livres, formação de sindicatos....
tracking img