O surgimento da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O surgimento da Sociologia

A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornandocada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os sociolólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, masdesenvolver um “antídoto” para a desintegração social.
O surgimento da sociologia deu-se a partir de três revoluções que ocorreram na Europa do século XVIII: a revolução industrial que consolidou ocapitalismo face ao feudalismo medieval; a revolução francesa que em nome da igualdade, da liberdade e da fraternidade colocou no poder a burguesia, destronando a nobreza e o clero, e a revolução culturaldo iluminismo que, de resto, pela supervalorização da razão, da ciência e da técnica é, em última instância, responsável pelo modo de vida característico da modernidade.
O século XVIIItornou—se um marco importante para a história do pensamento ocidental tal, dadas às transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleraram nesse período e que apresentaram problemas inéditos para associedades. A dupla revolução que esse século testemunhou constitui ti dois lados de um mesmo processo: a instalação definitiva da sociedade capitalista.
A partir do século XVIII, a economiamundial foi constituída sob a influência da Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, enquanto a política e a ideologia foram constituídas pela Revolução Francesa. O modelo econômico que rompeu comas estruturas tradicionais foi fornecido pela Inglaterra, mas a França forneceu as ideias, o vocabulário do nacionalismo e os tem as da política liberal para a maior parte do mundo. Na Françarevolucionária, começaram a circular expressões como constituição, nação, eleição, Estado moderno, poder executivo, poder legislativo, poder judiciário, direitos humanos universais. Esses são alguns pontos...
tracking img