O surgimento da sociologia como ciência

1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa esclarecer o surgimento da sociologia como ciência dentro do contexto histórico e o seu o papel na sociedade. Os acontecimentos históricos quepossibilitaram que o filósofo e pensador Émile Durkheim pudesse elaborar teorias sobre a existência de fatos sociais presentes nas nossas ações, independentes da nossa vontade, indicando como o indivíduo deveseguir na sociedade, e qual o papel da escola em dar esse seguimento para o indivíduo.

2 DESENVOLVIMENTO
A Sociologia surgiu como ciência depois que acontecimentos históricos ocorridos na Europadurante o século XV e XVIII. São acontecimentos tais como a Revolução industrial a Revolução Francesa, o Renascimento, Reforma protestante e outros . Com as grandes navegações surgiu também o comércio, eisso possibilitou o desenvolvimento da tecnologia.
O Renascimento foi algo que trouxe uma nova visão para o homem, pois ele passou a deixar as doutrinas da Igreja e passou a enxergar o homem comocentro do universo, aderindo assim ao antropocentrismo à valorização do homem e da natureza.
Outro acontecimento importante que ocorreu na Europa foi a Reforma Protestante, pois com a ajuda de MartinhoLutero e João Calvino, o homem passou a questionar os dóguimas da Igreja, questionar a questão das indulgências, rompendo com a hierarquia da Igreja, lutando pela liberdade do homem para adquirirconhecimento das escrituras sagradas.
Ainda no século XVIII, na Inglaterra ocorreu a Revolução Industrial, através dos burgueses, que eram formados por banqueiros e comerciantes, Isso possibilitouavanços na vida econômica e política através da introdução das indústrias.
Já na França, ocorreu a Revolução Francesa, onde as mudanças foram mais fortes na política, a burguesia contou com o apoio totaldos iluministas, pois estes criticavam as Igrejas os clérigos pelo luxo que estes ostentavam. Com isso os burgueses construíram um Estado que lhe assegurassem poder, incentivasse a empresas...