O surgimento da sociedade capitalista e da sociologia como ciência científica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O surgimento da sociedade capitalista e da sociologia como ciência científica

Era de fundamental importância que surgisse uma ciência que estudasse os fatos sociais, ou seja, as ações do homem em sociedade. Já que a sociedade é formada por diferentes indivíduos, com formas diferentes de pensar e de agir. Haveria de ter uma ciência que buscasse compreender os problemas desencadeados aolongo da história pelas ações humanas e o sistema feudal do século XV que se encontrava em crise.
Mas a sociologia surgiu como ciência somente nos séculos XIX, influenciados direto ou indiretamente por vários acontecimentos importantes que aconteceram na Europa do século XV até o século XVIII. Entre eles estão: As grandes navegações, o Renascimento, a Reforma Protestante, a Revolução Industrial, aRevolução Francesa e o Iluminismo. Vamos ver resumidamente como cada um dos acontecimentos provocaram essa influência.
As grandes navegações contribuíram para os europeus ampliarem o seu conhecimento, contribuiu também para o desenvolvimento do comércio e o fortalecimento dos estados nacionais.
O Renascimento dá ao homem maior valorização, o divino perde forças para o uso da razão. Já se começaa questionar e a criticar o poder político dos reis, a natureza divina dos monarcas, o privilégio dos nobres e do clero
A Reforma Protestante veio por em dúvida várias questões impostas pela igreja, que durante a idade média tinha um poder muito grande, quase que inquestionável. Os protestantes faziam criticas a venda de cargos eclesiásticos, o luxo e a riqueza que desfrutavam os membros doalto clero.
Mas o processo de transformação da vida social, econômica e política européia vieram aflorar mesmo com a Revolução Industrial que já acontecia na Inglaterra. Os burgueses passaram a ter papel de destaque na economia, mas o clero e a nobreza impediam sua participação direta na política. Os burgueses se apoiaram nas idéias iluministas que surgiram com a Revolução Francesa.
No final doséculo XVIII, a França vivia uma grave crise econômica, a sociedade francesa era dividida em três classes, a terceira classe formada pela burguesia e pelos trabalhadores do campo e das cidades que iniciaram a revolução. O feudalismo foi abolido definitivamente já no início da revolução. Esse acontecimento foi de fundamental importância para mobilizar os trabalhadores pobres das cidades européias.
ARevolução Industrial trouxe muitos problemas que até então não existiam e que atingiram diretamente a maioria mais pobre da população. As cidades sofreram profundas transformações, a industrialização abriu novas fontes de emprego, atraindo a população rural. Á medida que as cidades cresciam a população era obrigada a morar em bairros distantes, sem saneamento básico, iluminação e serviçospúblicos, ocorreu também um aumento da violência, prostituição, criminalidade, epidemias de várias doenças e muitos outros casos.
Os trabalhadores das indústrias eram submetidos a trabalhos explorados, com uma carga horária cada vez maior, os salários pagos eram cada vez mais baixos. Com isso as mulheres e as criançaseram obrigadas a trabalhar para ajudar no sustento da família. Para essas pessoas eram pagos salários baixíssimos, o que rendia muito lucro aos donos das fábricas.
Muitos operários se juntaram a organizações para reivindicar seus direitos. Eles queriam acabar com o uso da mão de obra infantil e principalmente a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias e de quatro horas aos domingos.Muitos trabalhadores fizeram greves, invadiram as fábricas destruindo todas as máquinas. Esses movimentos foram reprimidos e muitos operários foram mortos.
É nesse momento da história que a sociologia surge como ciência, com o objetivo de analisar esses problemas, visando compreender, melhorar ou até saná-los. Os ideais do positivismo foram tidos como principal corrente ideológica responsável...
tracking img