O surgimento da profissão

Páginas: 8 (1837 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
1- O SURGIMENTO DA PROFISSAO

O sistema capitalista, alem da exploraçao, significa tambem a alienaçao do homem. E a obra de Marx é permeada pelas criticas as varias formaas de alienaçao: a religiosa, a filosofica, a politica e a socioeconomica. A alienaçao economica e social reveste-se, principalmente, das seguintes formas: separaçao entre o homem e seu tgrabalho, que o priva de decidiro que faz e como faz: separaçao entre o homem e o produto de seu trabalho, que lhe tira o controle sobre o que e feito com o resultado e os excedentes de seu trabalho, possibilitando a exploraçao. Essas formas de alienaçao se fundamentam na divisao do trabalho, na propriedade privada e na decorrente divisao da sociedade em classes.

A profissao surgi no final do seculo X1X em 1898 nacidade de Nova York Estados Unidos. A burguesia (lasse dominante) necessitava de uma profissao ou profissonal que cuidasse da area social assistindo classe proletaria apartir do aparecimento de classes sociais. A partir da emergencia da questao social ou seja a profissão encontra-se relacionada a particularidade dos poderes dominantes(burguesia industrial, igreja catolica e Estado varguista), com oobjetivo de controlar as insatisfações e pauperismo popular.

Quando o Serviço Social surge no Brasil, na decada de 30 do seculo passado, registrava-se no País uma intensificaçao do processo de industrializaçao e um avanço siginificativo rumo ao desenvolvimento economico, social, politico e cultural.

Em meados da decada de 30, do seculo XX, quando o serviço socialsurgiu no brasil, registrava-se no pais uma intensificaçao do processi de indudtrializaçao e um impulso siginificativo rumo ao desenvolvimento economico, social, politico e cultural. Essas mudanças no contexto sociopolitico e eonomico brasileio iniciaramcom a revoluçao de 1930, considerada um evento marcante da historia contemporanea brasileira.

Na realidade, a referida revoluçao pode serconsiderada como um ponto divisorio entre dois periodos distintos da história da sociedade brasileira: a epoca de vigencia do sistema agrario-comercial, amplamente vinculado ao capitalismo internacional, e a do sistema urbano-industrial, voltado para o mercado interno, que emergia paulatinamente, encontrando bases cada vez mais solidas de expansão.

A partir de 1930, o brasil entro numpeirodo de maior desenvolvimento economico, que se refletiu no aumento da renda per capita, dos salarios reais do consumo. Simultaneamnete registrou-se um incremento da taxa ded crescimento da populaçao e de urbanizaçao. Na medida em que a industrializaçao avançava, crascia a concentraçao da renda, amplindo-se as desigualdades sociais, aumentando as tensoes nas relaçoes de trabalho e agravando-seaquestao social.

“o capitalismo e um sistema de atividade economica dominada por um certo tipo de motivo, o motivo lucro, relaçao existente entre produçao e consumo de bens ou, para ser mais exato, a extensao da rota percorrida pelos bens, ao passarem do produtor ao consumidor”.
(Serviço soacial: a ilusao de servir)

O Serviço Social como profissao institucionalizada elegitimada, surge com a questao social, demarcado pelo estatuto das condutas assistencialistas filantropicas consideradas comosuas protoformas. Porem, o historico social da profissao não se esgota na questao social e sim nas suas peculiariedades no ambito da soiedade burguesa fundada na organizaçao monopolica.

A constituiçao da organizaçao monopolista viabilizou seu principal objetivo: oacrescimo dos lucros capitalista, faz crescer os preços das mercadorias e serviços, eleva as taxas de lucros nos setores monopolizadas, gerando concorrencia, economia de trabalho pela inovaçao tecnologica; por fim, o aumneto da taxa de afluencia de trabalhadores industrial de reserva.

A politica social no capitalismo concretiza-se nas lutas de casse, decorrentes da mobilizaçao da classe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC Surgimento da profissão de secretariado
  • Surgimento e reconhecimento da profissão do Administrador
  • Surgimento da profissão serviço social
  • Quais os fatores que influenciaram para o surgimento da profissão do serviço social
  • O profissional de controladoria no mercado brasileiro – do surgimento da profissão aos dias atuais
  • profissao
  • Profissão
  • profissao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!