O surgimento da fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA

1.1 A origem da fisioterapia

É interessante observar como desde os primórdios da humanidade se têm relatos sobre o uso de agentes físicos (calor, água, eletricidade), massagens e exercícios como uma tentativa de curar e/ou amenizar as disfunções que o corpo sofria ao longo da história.
Durante a Antigüidade (4.000 a.C- 395 d.C) além do uso da eletroterapiaatravés de peixes elétricos, a ginástica também era usada para combater as doenças denominadas na época de “diferenças incômodas”. Para tal, esta terapia que envolvia o movimento corporal ficava exclusivamente nas mãos dos sacerdotes e somente era empregada depois de estudada, racionalizada e planejada.
Na Idade Média, tanto a ginástica como os estudos na área da saúde foram interrompidos devido aocaráter eclesiástico dominante na época. As doenças antes tratadas passaram a ser consideradas algo para ser exorcizado, pois o corpo humano passou a ter um significado de algo inferior e as camadas superiores da nobreza e do clero despertaram uns interesses pôr uma atividade que pudesse aumentar a potência física.
No Renascimento, com o humanismo, as artes e o culto ao físico os estudos foramretomados, e a preocupação com o corpo saudável também. Mercurialis apresentou princípios para uma ginástica médica que compreendia regularidade nos exercícios para conservar um estado saudável já existente, exercícios para indivíduos enfermos, sedentários e para convalescentes. Através destes princípios é possível observar que havia uma preocupação com o organismo lesado e são.
Na fase Industrialcom o novo sistema de produção proporcionado pelas máquinas, os trabalhadores passaram a sofrer com o excesso de trabalho, péssimas condições alimentares e sanitárias o que gerou novas doenças como as epidemias de cólera, tuberculose pulmonar, alcoolismo, e principalmente os acidentes de trabalho.
Apesar de observarmos ao longo dos séculos a existência de terapias que envolviam exercícioscorporais, somente no século XX entre a I e a II Guerra Mundial que estes exercícios passaram a caracterizar a Fisioterapia propriamente dita. Durante as guerras surgiram as primeiras escolas de cinesioterapia para tratar ou reabilitar os lesados, ou mutilados que necessitavam readquirir um mínimo de condições para retornar a uma atividade social integrada e produtiva.
Na década de 50 a incidência depoliomielite atingia índices alarmantes e como conseqüência o número de indivíduos portadores de seqüelas motoras e que necessitavam de reabilitação. Em 1951, foi realizado o primeiro curso para formação de técnicos em fisioterapia pela Universidade de São Paulo, e em 1963, a fisioterapia se tornou curso superior, mas a atuação dos fisioterapeutas estava subordinada aos médicos. Somente em 1969,com o Decreto Lei 938 de 13 de outubro, as profissões de fisioterapia e terapia ocupacional foram regulamentadas.
A partir disto, a Fisioterapia passa a integrar a "Área da saúde" atuando através de diversos recursos de forma quase que exclusiva para o atendimento do enfermo, com o objetivo de reabilitar ou recuperar as boas condições que o organismo havia perdido.

1.2 A fisioterapia no BrasilNo Brasil, há relatos do uso de recursos físicos desde 1879 devido aos diversos casos de acidentes de trabalho em razão da fase Industrial que sujeitou o indivíduo a uma péssima condição de saúde. A prática da Fisioterapia iniciou-se em 1919, quando foi fundado o Departamento de Eletricidade Médica pelo Professor Raphael de Barros da Faculdade de Medicina da USP.

Em 1951 foi criado oprimeiro curso com duração de 1 ano para a formação de fisioterapeutas (denominados na época ainda de técnicos) pelo médico Dr. Waldo Rolim de Moraes patrocinado pelos estudos de Raphael de Barros. Na década seguinte o curso passou a ter duração de 2 anos devido ao aumento pela procura dos profissionais.
Em 1959 foi criada a Associação Brasileira de Fisioterapeutas (ABF) que se filiou a WCPT (World...
tracking img