O surgimento da filosofia e seu significado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA E SEU SIGNIFICADO
Prof. Ms. Carlos Augusto Duarte

AULA1

FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA

AULA 1 | O SURGIMENTO DA FILOSOFIA E SEU SIGNIFICADO PÁG. 02
Prezado aluno, a maioria dos professores começam suas aulas sempre falando da origem de seu campo de estudo. Momentaneamente seguirei essa “regra”, mesmo porque considero um grande momento depresenciarmos algo de romântico em nossa História, que conforme a tradição, a construção da palavra Filosofia é atribuída ao filosofo grego Pitágoras que conversando com o Príncipe leonte, de Fliúncios, lhe pergunta qual era a natureza de sua “sabedoria”. Ao responder Pitágoras disse que era apenas um Filósofo, ou seja, humildemente tentava explicar de que não era dono da sabedoria, mas sim um“amante da saber”, alguém que procura sabedoria, que busca alcançar a verdade, mas não o detentor dela. Etimologicamente o termo filosofia é formado por dois termos gregos: filos(ou Philos), que traduz a idéia de amor, e Sofia(ou Sophia) que significa sabedoria. Assim, a Filosofia tem o sentido etimológico de “amor à sabedoria”. Com o decorrer do tempo, entretanto, a palavra filosofia foi perdendoesse significado etimológico e passou a designar não apenas amor ou a procura de sabedoria, mas um tipo de sabedoria que surgia do uso metódico da razão, da investigação racional em busca de conhecimentos. Bom, é preciso que saibamos que para termos essa complexidade de pensamento hoje, foi preciso uma longa caminhada histórica, isto é, para que hoje possamos aprender utilizando essa ferramenta deaprendizagem, ou seja, o seu computador, que só é assim hoje porque houve uma evolução do pensamento, possibilitando uma série de inovações na Sociedade atual. Veja abaixo como aconteceu essa evolução:

Evolução dos computadores
http://www.youtube.com/watch?v=alm1becHcGU

FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA

AULA 1 | O SURGIMENTO DA FILOSOFIA E SEU SIGNIFICADO PÁG. 03
É um tipo de conhecimento queajuda o ser humano a “explicar” o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentações científicas. Digamos que o mito é uma explicação intuitiva da realidade, se baseando na crença de que seres fantásticos e suas histórias sobrenaturais é que são os responsáveis pela razão de ser do existente. Apesar de falarmos que o Mito é uma explicação darealidade pela intuição, pelos seres sobrenaturais, se repararmos bem, podemos distinguir que, antes de explicar a realidade, os mitos acomodavam e tranquilizavam os homens em um mundo assustador (ARANHA & MARTINS, 2009). O mito era uma forma de construir o real sem maiores explicações, e que por falta ainda não utilizarmos a razão para compreender a realidade, todos se conformavam com as explicaçõesintuitivas atribuídas aos seres sobrenaturais que também eram um mito. Deu “nó” no cérebro? É assim mesmo, melhor dar “nó” que sentir “câimbras” cerebrais. Lembre-se sempre que para evoluir intelectualmente é preciso dedicação à reflexão. Mas para complicar mais ainda, vamos a um bate papo: a Ciência possui seus mitos? Explica-se a realidade sem a necessidade de provas ou análises racionais, oucomprovação científica, acreditando nessa explicação nada racional ou científica, mas intuitiva somente. Vamos entender melhor através do exemplo:

Evidente que essa evolução não foi simples, mas tivemos que romper muitos obstáculos que limitavam o avanço do conhecimento e, a cada rompimento, abria-se a possibilidade de evolução intelectual. Vocês já devem ter estudado em algum momento da vida devocês os diversos tipos de conhecimento, mas não se preocupem porque darei uma contribuição para refrescarmos a memória, certo? Como a realidade não se deixa revelar facilmente, os conhecimentos que temos hoje foram sendo gestados aos poucos e que, por isso não podemos negar nenhum em prol de algum outro tido como mais verdadeiro, porque cada um foi evoluindo(surgindo) dando origem ou...
tracking img