Pedagogia

Resumo



Anápolis/2012
MARCONDES, Danilo. O surgimento da filosofia na Grécia. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2010, p. 19 -29.

O autor do texto explica que a filosofia secaracteriza por sua história. Esta ideia é de consenso entre os historiadores da filosofia, tendo como primeiro filósofo Tales de Mileto. O autor explica ainda, que o pensamento filosófico-científico nascena cultura grega por volta do séc. VI a.C. e que é importante entender o que é ciência. Mas isso não significa que anteriormente não houvesse outras formas de pensamento na cultura grega. Ele explicaque o pensamento mítico antecede ao pensamento filosófico-científico, e que o primeiro se caracteriza pela forma como cada povo demonstra os aspectos essenciais da realidade em que vive e como essasexplicações lhes são transmitidas. Por serem passadas oralmente não se pode saber a origem dos mitos. O mesmo não é justificado e fundamentado. E questionar, criticar ou mesmo corrigi-lo não erapossível. Para o individuo pertencente àquela sociedade o mito é significativo, então ele o aceita como verdade. Mas segundo o autor o mito é caracterizado por sua maneira de explicar tudo de formasobrenatural e misteriosa, com isso somente os sacerdotes, magos, e iniciados poderiam interpretá-lo. A insatisfação com esse modo de explicação da realidade faz nascer o pensamento filosófico-científico, poiso mito para no inexplicável e na impossibilidade do conhecimento, afirma o autor. Os primeiros filósofos da escola jônica tentaram achar uma explicação no mundo natural, que é o naturalismo. Elespensavam que a chave da explicação do mundo esta no próprio mundo. Por tanto, o pensamento filosófico-científico é uma ruptura com o pensamento mítico, isso não ocorreu de forma imediata e completa,ocorreu de um longo processo de transição da sociedade grega. Quanto ao contexto do nascimento do pensamento filosófico-científico o autor nos conta que esse acontece no período de decadência da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). O surgimento da filosofia na grécia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Surgimento-Da-Filosofia-Na-Gr%C3%A9cia/431337.html

MLA

"O surgimento da filosofia na grécia" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Surgimento-Da-Filosofia-Na-Gr%C3%A9cia/431337.html>.

MLA 7

"O surgimento da filosofia na grécia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Surgimento-Da-Filosofia-Na-Gr%C3%A9cia/431337.html>.

CHICAGO

"O surgimento da filosofia na grécia." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Surgimento-Da-Filosofia-Na-Gr%C3%A9cia/431337.html.