o supervisor escolar e as novas tecnologias da educação

Páginas: 18 (4427 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2013

Resumo

O trabalho descrito tem como objetivo elencar e aprimorar a ação supervisora em relação à área tecnológico-midiática nas instituições de ensino. O mesmo foi elaborado por via de metodologias desenvolvidas em pesquisas bibliográficas onde pude encontrar o sentido e o norte para meus conceitos e dissertações aqui presentes. No decorrer do artigo serão encontradas as idéias e as noçõessobre tecnologia, mídia (conceitos e evoluções) e também sobre o auxilio que o supervisor deve desenvolver durante o processo em parceria com gestores, estudantes e a comunidade.

Palavras chaves:

Tecnologias, Supervisão Escolar, Mídias, Escola, Desenvolvimento, Estudantes, Planejamento, Gestores.

Introdução

O trabalho do supervisor consiste em auxiliar, progredir e evitarproblemáticas durante o ano letivo. Neste ponto de vista nota-se que a tecnologia pode ser uma aliada ou uma vilã dependendo da utilização e dos métodos que são aplicados tanto pelos colegas de trabalho como pelos estudantes na resolução de tarefas, neste caso pode-se ver com base em estágios e realidades encontradas nas instituições de ensino que tudo se moderniza, desde, os valores, atitudes, motivações ecriatividades, até as produções, rendimentos, e interesses dos alunos a cada dia.
A partir das idéias encontradas no artigo serão vistoriados entendimentos e soluções do supervisor escolar na área tecnológica buscando novas práticas, exercendo criticas positivas e negativas para os docentes e estudantes, pois não basta utilizar a temática sem compreendê-la em métodos, planos e produções.
Apesquisa realizada para nortear o trabalho é de base bibliográfica com uso de livros e sites. As bases foram usadas para ter compreensão e aprofundamento sobre os conceitos de tecnologia e mídia além de auxiliar no entendimento da ação supervisora e do que estas podem fazer para encontrar soluções plausíveis e possíveis de resultados na educação. As informações contidas deram origens as questões erespostas que trouxeram melhores compreensões não só dos conceitos e das evoluções na comunicação e nos aparelhos, mas também dos limites e dos contras que se pode ter no uso destas em residência ou na instituição de ensino.
O artigo destina-se a dar soluções para problemas relacionados ao tema que são encontrados nas escolas e devem ser resolvidos pelo supervisor de maneira participativa do grupodocente e comunidade escolar trazendo assim os alunos para a realidade mostrando aos mesmos como o uso tecnológico pode exercer influencias sobre eles.
Outro meio usado para encontrar soluções e idéias para o trabalho foram reportagens de telejornais e mídias impressas com notas que mostram o índice de uso midiático tecnológico no nosso país e no mundo além de porcentagens positivas e atosgeneralizados que acontecem por via dessas evoluções, pois as mesmas atingem a faixa etária das crianças e adolescentes que estão presentes no ensino fundamental ou médio das escolas assim auxiliando no contexto e nas soluções que devem ser usadas nas instituições e nas próprias residências destes alunos.
Sabe-se que a comunicação é importante, mas na temática do supervisor as tecnologias e mídiasdevem ser usadas de maneira adequada e produtiva, pois cada faixa etária precisa de um trabalho feito com base nos seus interesses e capacidades afinal fadigar a mente e o corpo por via de tecnologia não traz nenhuma riqueza de saber, devemos ver os avanços tecnológico-midiáticos como auxílios não como doenças ou vícios. A geração da tecnologia nos remete a pensar no que virá pelo futuro, o queserá novidade? A cada dia que vem se passando tudo se torna mais moderno, existe mais lixo eletrônico do que o normal, mas remetendo-me a educação o caso se torna preocupante, pois podemos estar inseridos ou podemos nos afundar na famosa “era digital”. É neste processo que o supervisor é um agente alavancador do comprometimento, responsável pelo bom rendimento e pelas decisões no uso das mídias a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O SUPERVISOR ESCOLAR E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO
  • Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar
  • Gestão escolar e implementação de novas tecnologias na educação infantil
  • O gestor escolar e as novas tecnologias
  • O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS
  • O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS
  • As novas tecnologias no contexto escolar
  • gestor escolar e as novas tecnologias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!