O sujeito ecologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Pedagogia
6º semestre
Joaquim Alves

FICHAMENTO

Luziânia
Outubro, 2011[pic]

O “sujeito” ecológico

Trabalho apresentado aocomponente curricular
ciências naturais soborientação da profª Maria
do Socorro.

Luziânia
Outubro, 2011O “sujeito” ecológico

Grave engano! Por mais inofensiva que possa parecer, a introdução de uma nova espécie, animal ou vegetal em um ambiente pode causarsurpresas desagradáveis... Foi o que aconteceu com o sapo na Austrália.
As intervenções que consideramos inofensivas, as alterações que produzimos com propósitos às vezes muito bemintencionados de corrigir ou melhorar uma dada situação de desequilíbrio, podem resultar nefastas e desastrosas. É preciso, pois, conhecer o meio ambiente em seus mínimos detalhes para poder introduzir-lhealguma alteração sem prejudicá-lo.
A natureza não está estruturada em coisas sólidas, como as peças de uma máquina.
Se examinarmos de perto a vida de qualquer organismo animal ouvegetal, veremos que ela nunca ocorre isoladamente. Além do meio físico e dos componentes químicos que lhe são indispensáveis para crescer e multiplicar-se, há também a necessidade de um numero variávelde outras espécies com as quais esse organismo manter relações diretas ou indiretas, mas sempre obrigatórias. A esse conjunto de elementos e fatores físicos, químicos e biológicos, necessários à...
tracking img