O som e as ondas sonoras aparelho auditivo e suas funções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Os objetos de estudo nesse trabalho são o som e o aparelho auditivo, juntos formam um sistema com mecanismos que se relacionam entre si, convertendo estímulos mecânicos as ondas sonoras em informações para o córtex. Essas informações são processadas pelo cérebro em forma de impulso elétrico, onde causam a sensação psicofísica da audição. Além de permitir a percepção dos sons, aaudição tem também a capacidade de transmitir mensagens emocionais, ativando outros sentidos e áreas do cérebro, sendo também de fundamental importância no equilíbrio e postura humana. O som e as ondas sonoras e o aparelho auditivo e suas funções são de natureza complexa e com grande variabilidade de assuntos e pretendemos com isso abordar e descrever temas como:
▪ O que é som?
▪ Como elese propaga?
▪ O que são ondas sonoras?
▪ A anatomia do aparelho auditivo.
▪ A fisiologia do aparelho auditivo.
▪ E anomalias no seu funcionamento
E com isso pretendemos expandir o nosso conhecimento e esclarecer duvidas para que esse tema nem sempre abordado tenha mais atenção sendo o ouvido de suma importância para a vida do ser humano, através do sentido da audição quenos possibilita contato com o meio em que vivemos. A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi a revisão bibliográfica e pesquisa em meio eletrônico













2 O SOM
O som pode ser representado por um movimento ondulatório, com pulso longitudinal e é a transmissão de uma perturbação material, ele pode ser visto levando em conta dois aspectos principais: Aperturbação material que é o deslocamento de energia, por exemplo: se temos um tubo com ar onde se aplica um sinal sonoro em uma das extremidades, na propagação aparecem zonas de compressão e rarefação de ar. A representação com movimentos de ondas onde, o lançamento de uma pedra no centro de um lago faz com que apareçam dois movimentos ondulatórios. “Entendemos por som toda sensação produzida no ouvidohumano por um trem de ondas de certas frequências e intensidade, que percorre um meio elástico. O som não se propaga no vácuo” (DURAN, 2011, p.126).
2.1 Física do som
Para compreendermos melhor o som é necessário conhecer também algumas de suas características físicas como: o comprimento das ondas que é a distancia percorrida em um ciclo completo e esse comprimento varia conforme o meio depropagação. A velocidade que é o espaço percorrido pela onda, para se achar a velocidade da onda é necessário dividir o comprimento da onda pelo período. E também a freqüência que é o numero de vezes que o fenômeno se repete em determinado período de tempo à freqüência é medida por ciclos por segundos.
2.2 Fisiologia do som
O som que é percebido pelo ouvido pode ser definido por trêscaracterísticas: altura, timbre e intensidade e essas três características juntas formam a acústica. Então vamos compreender melhor essas três características: A altura que corresponde ao nível de freqüência do som emitido ela esta ligada unicamente a freqüência da onda sonora Os sons de maior freqüência são os mais altos e os de menor freqüência os mais baixos ou mais graves. O timbre que também sedenomina qualidade depende dos harmônios associados ao som fundamental corresponde ao somatório de freqüências harmônicas. As freqüências harmônicas são múltiplos inteiros de uma freqüência fundamental, que é a mais longa. Os sons fundamentais complementam os sons harmônicos, dependendo do numero e intensidade dos harmônicos, o som tem um timbre, ou qualidade, que pode ser característico. E por ultimoa intensidade que é o nível de energia sonora e do movimento ondulatório e é medido pela amplitude. A amplitude vai desde sons pouco audíveis, como o falar cochichando, até o barulho de um grande avião.


3 COMO SE PROPAGA O SOM
O som é definido como a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal, se propagando tridimensionalmente pelo espaço e apenas em meios...
tracking img