O solo e suas cores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A atmosfera apresenta condições muito diferentes de formação da maioria das rochas, estas por suas vez ao encontrar a atmosfera ficam instáveis e sedeterioram. O solo nada mais é de que o produto final do intemperismo sobre as rochas.

Durante a formação do solo os minerais sofrem transformaçõesfísicas e químicas. Eles oxidam, dissolvem e são hidratados e hidrolisados, de modo que muitos elementos saem dos minerais e são recolocados em outrosminerais.A cor dos solos variam geralmente em tons de: cinza a preto, branco, amarelado e avermelhado.

O solo branco é formado sobre rochas com mineraisbrancos e com muito pouco ferro. Esta cor branca pode ser auxiliada por águas ácidas no lençol freático que retiram os óxidos dos minerais.

O solo de corpreta na maioria das vezes se deve ao alto teor de matéria orgânica, são solos ácidos e mais restritos a regiões alagadas ou muito úmidas.

O soloamarelado tem na maioria das vezes sua cor atribuída a óxidos de alumínio, porém óxidos de ferro podem dar esta cor.

O solo vermelho-marron são os maiscomuns em nossa região, esta coloração se deve aos óxidos e hidróxidos de ferro, como hematita, limonita e guetitas, que são os minerais e mineraloides quetingem os argilominerais do solo.

Com a pedogenese de formação do solo, estes óxidos de ferro são concentrados no solo fazendo este ter cores tãofortes.Em regiões aonde o intemperismo químico é mais fraco os solos tem cores mais acinzentadas, sendo que muitas vezes se trate de minerais fragmentados.
tracking img